Além dos danos severos à aprendizagem, verificou-se que a pandemia da COVID-19 também afetou o desenvolvimento socioemocional e a saúde mental dos estudantes. Assim, após o retorno das atividades escolares presenciais, a gestão escolar de uma escola-campo do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais observou um aumento gradativo no número de alunos que apresentavam sintomas do transtorno da ansiedade. Neste sentido, diante de uma demanda da escola-campo, os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Biologia/Química/Ciências desenvolveram e aplicaram uma sequência didática interdisciplinar composta por quatro aulas nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II abordando a temática saúde mental com enfoque no transtorno da ansiedade. Visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e promover o protagonismo dos alunos na aquisição do próprio conhecimento, empregou-se a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas. A apresentação da situação problema relacionada à saúde mental foi realizada no formato de uma história em quadrinhos construída pelos bolsistas. A sequência didática interdisciplinar mostrou-se eficaz ao atender a demanda social da escola-campo, visto que as discussões realizadas em sala de aula contribuíram para a compreensão de aspectos relacionados à saúde mental dos estudantes, reforçando a importância da busca por atendimento profissional especializado para obtenção de um diagnóstico e tratamento apropriados. Ademais, a Aprendizagem Baseada em Problemas mostrou-se como uma metodologia eficaz no processo de ensino-aprendizagem ao promover o desenvolvimento de uma aprendizagem autônoma, do trabalho em equipe e do pensamento crítico.