Este trabalho como objetivo apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, realizada no Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a qual buscou investigar os rumos das pesquisas brasileiras acerca da formação continuada de professores no Brasil. A busca através dos descritores resultou em 23 trabalhos (teses e dissertações), as quais foram analisadas através da Análise Textual Discursiva (ATD). Desta maneira, formou-se duas grandes categorias que gruparam os trabalhos sendo:1-Pesquisas com foco nas reflexões docentes e 2-Pesquisas com foco em conhecimentos específicos. De modo geral, as pesquisas evidenciam que os docentes têm a consciência da busca e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas promovidas pela formação continuada. Ao mesmo tempo, que alguns docentes apesar de participarem dos cursos de formação, apresentam resistência em renovar suas práticas pedagógicas e não promover reflexões críticas sobre a sua prática docente. Com relação aos docentes, estes percebem a necessidade de ampliação da formação continuada, tendo em vista o fortalecimento dos processos de ensinoaprendizagem. Os resultados apontam ainda para a necessidade de aprofundarmos a investigação sobre os efeitos destas ações e reflexões sobre os cursos de formação continuada. Ademais, argumentamos a necessidade de discutirmos os impactos e novas possibilidades que esse contexto pode gerar nos processos educacionais.