Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103837
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1376
    "inscrito_id" => 2553
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente estudo consiste na síntese dos relatos de experiência de três estudantes participantes do primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira, em três escolas campo do município de Parnaíba. Os relatos foram desenvolvidos a partir das ações realizadas no módulo 1 e incluem ambientação escolar, observações estruturadas, planejamento, desenvolvimento das atividades em classe, estudos e reuniões. O objetivo deste trabalho é apresentar os desafios enfrentados pelos Residentes Pedagógicos através dos relatos obtidos apresentados nos resultados do presente trabalho. A partir deles foi possível notar as diferentes percepções dos residentes acerca do programa em pauta, no que envolve desenvolver suas atividades enquanto residentes e o quão relevante é tal programa de formação de inicial professores para os cursos de licenciatura, em destaque ao PRP."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2553_TB1376_06092023184736.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FILIPE AUGUSTO GONÇALVES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "FILIPE MELO"
    "autor_email" => "filipe.melo@phb.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103837
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1376
    "inscrito_id" => 2553
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente estudo consiste na síntese dos relatos de experiência de três estudantes participantes do primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira, em três escolas campo do município de Parnaíba. Os relatos foram desenvolvidos a partir das ações realizadas no módulo 1 e incluem ambientação escolar, observações estruturadas, planejamento, desenvolvimento das atividades em classe, estudos e reuniões. O objetivo deste trabalho é apresentar os desafios enfrentados pelos Residentes Pedagógicos através dos relatos obtidos apresentados nos resultados do presente trabalho. A partir deles foi possível notar as diferentes percepções dos residentes acerca do programa em pauta, no que envolve desenvolver suas atividades enquanto residentes e o quão relevante é tal programa de formação de inicial professores para os cursos de licenciatura, em destaque ao PRP."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2553_TB1376_06092023184736.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FILIPE AUGUSTO GONÇALVES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "FILIPE MELO"
    "autor_email" => "filipe.melo@phb.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente estudo consiste na síntese dos relatos de experiência de três estudantes participantes do primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira, em três escolas campo do município de Parnaíba. Os relatos foram desenvolvidos a partir das ações realizadas no módulo 1 e incluem ambientação escolar, observações estruturadas, planejamento, desenvolvimento das atividades em classe, estudos e reuniões. O objetivo deste trabalho é apresentar os desafios enfrentados pelos Residentes Pedagógicos através dos relatos obtidos apresentados nos resultados do presente trabalho. A partir deles foi possível notar as diferentes percepções dos residentes acerca do programa em pauta, no que envolve desenvolver suas atividades enquanto residentes e o quão relevante é tal programa de formação de inicial professores para os cursos de licenciatura, em destaque ao PRP.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.