O Estágio Curricular é uma das fases mais importantes da graduação em licenciatura, pois, permite aos futuros docentes e profissionais da educação, conhecer a realidade de uma sala de aula, assim também como a realidade da educação do país como um todo, além de proporcionar um desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal, para o graduando. Contudo, é notório que existe uma certa dificuldade para os docentes em formação, no que se refere à atuação dos mesmos nos ambientes escolares e educacionais, levando em consideração a diferença entre o que é pregado na universidade e o que realmente acontece na realidade escolar. Com vista nisso, o Programa de Residência Pedagógica, proposto pela CAPES, é um elemento que visa complementar a formação do futuro docente, proporcionando para o mesmo um maior contato com a realidade vivenciada nas escolas do país. Portanto, este relato tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas e as concepções adquiridas a partir do Programa de Residência Pedagógica, em uma instituição pública estadual presente no município de Chapadinha, mostrando a importância deste programa na formação de futuros profissionais da educação. Sendo que, estes relatos apresentados neste texto foram descritos a partir das experiências pessoais adquiridas no cotidiano escolar, sendo elas relacionadas principalmente com a regência em sala de aula, desenvolvida no 2º e 3º ano do Ensino Médio entre Fevereiro e Agosto de 2023, além de atividades desenvolvidas durante o período letivo em questão, juntamente com o preceptor do programa e o corpo docente da escola campo.