Nesta pesquisa, será abordada a questão das dificuldades de leitura que os estudantes do 8.º ano do ensino fundamental apresentam, mediante as observações feitas em uma escola pública de Rondonópolis-MT, durante o desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica — Subprojeto de Língua Portuguesa. Objetiva-se com esta pesquisa compreender quais os fatores internos e externos da língua que contribuem para a ocorrência dessa problemática em sala de aula e quais as possíveis resoluções. A metodologia utilizada será de base qualiquantitativa realizada por meio da aplicação de um formulário que será disponibilizado à turma, a fim de compreender suas percepções sobre as dificuldades de leitura e também a observação das aulas de língua portuguesa com foco na leitura. Nesta pesquisa, identificaram-se os principais obstáculos enfrentados pelos alunos na prática da leitura e apresentou estratégias de intervenção para auxiliá-los a melhorar suas habilidades de leitor tanto individual quanto em grupos. Ao final do trabalho, foram propostas discussões sobre essa habilidade no ensino de Língua Portuguesa exigida pelo Saeb, como os próprios alunos veem essa exigência e o que pensam ser uma solução aplicável. Como referencial teórico para embasar a análise, utilizou-se FREIRE (2001), CASTLE (2005) e CASTANHEIRA; MACIEL & MARTINS (2009).