SOLIGO, Letícia et al.. Observar para planejar aulas para a turma do 1ºano. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103170>. Acesso em: 21/11/2024 19:51
Este relato de experiência apresenta as vivências das bolsistas pibidianas, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Vale do Taquari - Univates/RS, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O presente texto relata aspectos importantes para a construção de um planejamento acadêmico, articulada às observações realizadas na turma do 1° ano do Ensino Fundamental. O processo metodológico envolve a leitura e o estudo de documentos norteadores e a análise da realidade da turma no qual o projeto será aplicado. Com base nos objetivos foi elaborada a sequência didática, planos de aula e materiais de apoio que terá como ponto de partida a história. Portanto, esse relato tem como objetivo mostrar os desafios enfrentados na realização de um planejamento, adequando a realidade escolar e familiar, além da relação professor-aluno, no contexto de sala de aula. Foi um planejamento desafiador, pois houve diferentes ideias e contribuições, derivado das observações em sala de aula. Nesse sentido, percebemos a importância do diálogo e da compreensão de todas, resultando em um planejamento atento aos interesses das crianças. Conclui-se que o planejamento é fundamental para orientar a futura prática docente e é essencial para o auxílio na orientação, organização e concretização das atividades.