Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DE GENÉTICA E APROXIMAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE: UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103173
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 6330
    "titulo" => "ENSINO DE GENÉTICA E APROXIMAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE: UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de experiência durante minha trajetória no Programa de Residência Pedagógica no ensino de biologia, em especial genética, com alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de Viçosa - MG. O ensino de genética encontra-se distante da realidade dos alunos da rede pública e é considerado difícil e abstrato pelos estudantes. Na intenção de auxiliá-los com o conteúdo de genética, realizamos uma visita ao Laboratório de Genética da Universidade Federal de Viçosa para realizar experimentos com moscas de frutas, utilizando espaços não escolares de educação como estratégia de ensino. Além do auxílio com o conteúdo, a visita propiciou aos estudantes a motivação para o ingresso no ensino superior."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6330_TB578_20112023081956.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA BAZONI LUGÃO"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "bellatribo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103173
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 6330
    "titulo" => "ENSINO DE GENÉTICA E APROXIMAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE: UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de experiência durante minha trajetória no Programa de Residência Pedagógica no ensino de biologia, em especial genética, com alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de Viçosa - MG. O ensino de genética encontra-se distante da realidade dos alunos da rede pública e é considerado difícil e abstrato pelos estudantes. Na intenção de auxiliá-los com o conteúdo de genética, realizamos uma visita ao Laboratório de Genética da Universidade Federal de Viçosa para realizar experimentos com moscas de frutas, utilizando espaços não escolares de educação como estratégia de ensino. Além do auxílio com o conteúdo, a visita propiciou aos estudantes a motivação para o ingresso no ensino superior."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6330_TB578_20112023081956.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA BAZONI LUGÃO"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "bellatribo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência durante minha trajetória no Programa de Residência Pedagógica no ensino de biologia, em especial genética, com alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de Viçosa - MG. O ensino de genética encontra-se distante da realidade dos alunos da rede pública e é considerado difícil e abstrato pelos estudantes. Na intenção de auxiliá-los com o conteúdo de genética, realizamos uma visita ao Laboratório de Genética da Universidade Federal de Viçosa para realizar experimentos com moscas de frutas, utilizando espaços não escolares de educação como estratégia de ensino. Além do auxílio com o conteúdo, a visita propiciou aos estudantes a motivação para o ingresso no ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.