Este relato de experiência buscou destacar a importância da educação em ciências biológicas no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de estudantes da escola campo do Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto biologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde. Assim, objetivou-se neste texto ressaltar a experiência vivenciada ante o desafio persistente posto à licenciandos em formação, a integração da teoria-prática, a práxis, especialmente em escolas públicas de Educação Básica brasileiras com recursos limitados. A falta de recursos nas escolas frequentemente restringe o acesso dos alunos a atividades práticas em ciências, como a microscopia. No âmbito do PRP, uma abordagem lúdica foi desenvolvida para superar essas limitações, permitindo a construção de microscópios caseiros com materiais acessíveis trabalhados em disciplinas curriculares do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano, Campus Rio Verde. A aula prática de microscopia, apoiada em recursos alternativos, foi planejada e implementada, a fim de promover o engajamento e compreensão dos conceitos trabalhados. A abordagem prática promoveu a interação direta dos alunos com o conteúdo, estimulando o pensamento científico. Ademais, a conexão entre teoria-prática, por meio da sustentação teórica apreendida no curso de licenciatura, no planejamento da aula prática na escola – futuro campo de atuação profissional dos licenciandos -, aliada à colaboração e engajamento dos alunos, evidencia ser esta uma abordagem prática promissora para melhorar a educação em ambientes desafiadores e a aprendizagem da docência aos residentes do PRP.