O InterAção Química: diálogo e ações colaborativas entre a Universidade e a Escola faz parte da inserção da extensão, envolvendo três disciplinas, no currículo do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense O objetivo é executar ações na Escola, de forma a possibilitar atividades integrativas entre os licenciandos e os alunos do ensino médio, proporcionando aos primeiros o protagonismo e contribuições à sua formação inicial, e aos segundos, a aproximação com os acadêmicos através de atividades de oficinas e mostra de experimentos, realizando diálogos e atividades colaborativas no espaço escolar. As disciplinas História da Química, Química do Cotidiano e Instrumentação para o Ensino de Química trazem como ponto em comum o desenvolvimento de estratégias voltadas para a Educação Básica e a vivência da prática pedagógica no componente curricular. Nesse sentido, elas buscaram trabalhar com ações compactuadas entre a Universidade e a Escola, em prol de atividades diversificadas e com diálogo entre os sujeitos. Trazer os momentos do InterAção foi buscar a melhoria do ensino e das práticas pedagógicas, além de promover o protagonismo dos futuros professores, e em contrapartida fazer com que os conhecimentos científicos sejam interligados ao cotidiano e à atualidade, deixando os conteúdos químicos mais atrativos. Esta primeira execução do InterAção trouxe bons resultados tanto aos licenciandos quanto aos alunos da Escola, no entanto observou-se a necessidade de adequações, no que tange ao tempo disponibilizado para as oficinas e mostra, e também no que concerne ao preparo das atividades e participação dos sujeitos envolvidos no InterAção.