O presente artigo aborda as reflexões educativas mediante vivências e práticas escolares na Educação Infantil referente às instituições de ensino regular no município de Oeiras-PI. A finalidade desta pesquisa é ressaltar aspectos das práticas pedagógicas na sala de aula, os desafios que são enfrentados no decorrer desse processo, além de pontuar a importância da inovação de metodologias para construção de conhecimentos significativos. Desta maneira, este estudo tem por objetivo observar e analisar as narrativas escritas nos relatos de experiências das residentes do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí e direcionar o olhar para a importância da prática juntamente com a formação, promovendo assim experiências que contribuam futuramente com o exercício da profissão docente. Nesse sentido, permitir inovações nas práticas pedagógicas e um olhar crítico no que envolve a teoria e a prática. Como resultado da pesquisa, compreendemos que são diversos os desafios que a escola tem que enfrentar cotidianamente, mas a busca constante pela construção da práxis docente, na aprendizagem metodológica, no zelo e cuidado com o planejamento e na vivência da articulação entre educação e ludicidade é possível aprimorar a formação docente nessa parceria entre escola e universidade.