O presente artigo tem como objetivo expor as práticas educativas em desenvolvimento no período noturno de uma Escola Estadual localizada no bairro Padre Eustáquio em Belo Horizonte - Minas Gerais. Ao mesmo tempo, busca discutir as implicações que levaram às escolhas de tais abordagens. Práticas estas que estão em uma proposta dentro da disciplina “Projeto de Vida”, atualmente aplicada por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da PUC Minas, no segundo semestre de 2023. Trabalhando a temática dos movimentos sociais, com o intuito de levar os alunos a conhecerem as lutas que garantiram direitos para as minorias das quais eles fazem parte, a fim de trazer uma identificação de luta. Objetiva-se também, desenvolver um senso crítico nos alunos que são em sua maioria residentes em periferias, assim fazendo com que se reconheçam como sujeitos políticos que podem e devem se engajar nessas lutas. Ainda dentro dos temas, que perpassam pelos movimentos LGBTQIA+, Negro, Feminista, Indigena etc. busca-se trabalhar a ideia de cidadania, que muitas vezes é afetada pelas defasagens e evasões dentro das escolas públicas, principalmente, no período noturno.