Este trabalho é parte dos resultados da pesquisa que busca compreender as contribuições das disciplinas de Ensino de Matemática para a formação inicial de pedagogas e pedagogos no contexto da Universidade do Estado de Minas Gerais na Unidade Ibirité. Para isso, estamos analisando os materiais produzidos pelos estudantes nessas disciplinas e fazendo entrevistas com os mesmos. Mais especificamente, para esse trabalho, analisamos jogos produzidos no 2º semestre letivo de 2020, de novembro de 2020 a março de 2021, que ocorreu remotamente, por meio de uma plataforma online, devido a pandemia da Covid-19. Essa análise foi realizada a partir de referências do campo da Educação Matemática, que apontam a importância dos jogos para o processo de ensino-aprendizagem das crianças e para a formação docente. No total, analisamos quatorze jogos, considerando: os nomes dos jogos; a formação dos grupos de trabalho; os temas escolhidos; os tipos de jogos produzidos e, por último, os conteúdos abordados. Como resultado, identificamos que, para além do aprender e ensinar matemática, os jogos, quando bem direcionados, podem criar um espaço formativo de cooperação, discussão, trocas de experiências e o engajamento da prática docente dos futuros professores. Ademais, a discussão sobre essa abordagem metodológica pode criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e engajador, proporcionando aos futuros professores um contexto desafiador e experiências que oportunizam discussões e desdobramentos importantes para a formação inicial.