Essa comunicação, organizada pelo grupo de bolsistas de Iniciação à Docência do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência PIBID Letras UFBA, sob a coordenação de área da Profa. Dra. Lavínia Mattos e a supervisão da Profa. Lizéli Silva, visa apresentar o trabalho que estamos desenvolvendo no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (CEMATF), enfatizando as diretrizes político-educacionais, teóricas e pedagógicas concernentes às atividades de acompanhamento da rotina docente e das práticas de ensino da língua portuguesa. Centrando as observações nos desafios de professores e professoras no contexto educacional atual, atravessado pelos desdobramentos da pandemia da Covid-19, das mudanças curriculares vigentes e das fragilidades nas relações afetivo-emocionais, nossas contribuições têm visado estratégias pedagógicas pautadas por uma escuta sensível, reforçando o elo indissolúvel entre produção de conhecimento e mobilidade social, conforme se evidencia o Espaço de Leitura e Atividades Virtuais (ELVIS). Para tanto, buscamos o aporte teórico-metodológico dos Estudos Críticos da linguagem e das Literaturas, a partir de autores como Bakhtin (2012), quanto aos gêneros do discurso e as práticas de linguagens indissociáveis de sua funcionalidade; Fairclough (2001), no tocante ao discurso como prática social; Freire (1970) e sua abordagem emancipadora da educação; Rojo (2012), para questões acerca dos Letramentos e Multiletramentos, dentre outros. Com isso, visamos, enquanto docentes em formação, o aperfeiçoamento da prática pedagógica que tenha como desdobramentos a ampliação da visão teórico-critica e a formação de leitores e escritores críticos e proficientes, como promover também ações pedagógicas e políticas significativas para o ensino da língua materna.