A HOMOFOBIA TRABALHA AO LADO: O PRECONCEITO ENTRE DOCENTES
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Neste artigo, o objetivo geral é analisar efeitos de uma formação docente para a superação da homofobia entre profissionais de uma escola pública em João Pessoa/PB. Manifestações de discriminação e preconceito com relação a um professor gay da escola motivaram a intervenção cujos efeitos foram analisados na pesquisa. Dez meses após o processo de formação docente sobre as temáticas de gênero e sexualidade (de que os autores deste artigo também participaram) envolvendo educadores (colegas do professor discriminado), retornamos a escola para identificar possíveis efeitos da intervenção pedagógica e a eventual persistência de situações de homofobia na escola pesquisada. Adotamos, como estratégia metodológica qualitativa, a entrevista no contexto de um estudo de caso do professor alvo da homofobia: os dados coletados com esse instrumento evidenciaram que as práticas homofóbicas continuaram na escola, provavelmente porque o corpo docente teve dificuldades em romper com padrão heteronormativo; parte dessa dificuldade é interpretada como resultado da rígida associação entre heteronormatividade e identidades, em especial a identidade sexual; mas a análise dos dados também indicou que o projeto contribuiu para uma mudança de postura do professor discriminado, ainda que essa mudança também tenha revelado estratégias defensivas utilizadas para negar e evitar o confronto com os colegas. 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