Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL SOBRE TROCAS DE CALOR PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104817
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2482
    "inscrito_id" => 9417
    "titulo" => "UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL SOBRE TROCAS DE CALOR PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo descreve uma abordagem inovadora no ensino de Ciências, que envolveu uma aula prática sobre "Trocas de Calor" no sétimo ano do ensino fundamental. A aula enfatizou a experimentação direta, incentivou a resolução de problemas e o pensamento crítico dos alunos, bem como a elaboração de relatórios detalhados. Os bolsistas de iniciação à docência atuaram como mediadores. A abordagem educacional baseou-se no letramento científico, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas. Os resultados mostraram alta participação dos alunos, destacando a importância da experimentação para a compreensão dos conceitos científicos. Além disso, a colaboração entre os alunos enriqueceu a exploração do tema. Esta abordagem não apenas aprimorou o entendimento dos alunos sobre "Trocas de Calor", mas também enfatizou a importância da participação ativa dos alunos, preparando-os para aplicar a ciência na prática e se tornarem cidadãos informados."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9417_TB2482_07102023212244.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ANTUNES FELIX"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "luafean@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104817
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2482
    "inscrito_id" => 9417
    "titulo" => "UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL SOBRE TROCAS DE CALOR PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo descreve uma abordagem inovadora no ensino de Ciências, que envolveu uma aula prática sobre "Trocas de Calor" no sétimo ano do ensino fundamental. A aula enfatizou a experimentação direta, incentivou a resolução de problemas e o pensamento crítico dos alunos, bem como a elaboração de relatórios detalhados. Os bolsistas de iniciação à docência atuaram como mediadores. A abordagem educacional baseou-se no letramento científico, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas. Os resultados mostraram alta participação dos alunos, destacando a importância da experimentação para a compreensão dos conceitos científicos. Além disso, a colaboração entre os alunos enriqueceu a exploração do tema. Esta abordagem não apenas aprimorou o entendimento dos alunos sobre "Trocas de Calor", mas também enfatizou a importância da participação ativa dos alunos, preparando-os para aplicar a ciência na prática e se tornarem cidadãos informados."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9417_TB2482_07102023212244.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ANTUNES FELIX"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "luafean@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este estudo descreve uma abordagem inovadora no ensino de Ciências, que envolveu uma aula prática sobre "Trocas de Calor" no sétimo ano do ensino fundamental. A aula enfatizou a experimentação direta, incentivou a resolução de problemas e o pensamento crítico dos alunos, bem como a elaboração de relatórios detalhados. Os bolsistas de iniciação à docência atuaram como mediadores. A abordagem educacional baseou-se no letramento científico, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas. Os resultados mostraram alta participação dos alunos, destacando a importância da experimentação para a compreensão dos conceitos científicos. Além disso, a colaboração entre os alunos enriqueceu a exploração do tema. Esta abordagem não apenas aprimorou o entendimento dos alunos sobre "Trocas de Calor", mas também enfatizou a importância da participação ativa dos alunos, preparando-os para aplicar a ciência na prática e se tornarem cidadãos informados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.