Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO SOBRE O ENSINO DOS JOGOS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104896
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2572
    "inscrito_id" => 7301
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO SOBRE O ENSINO DOS JOGOS"
    "resumo" => "Apresenta as experiências pedagógicas de estudantes do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com foco na Educação Física no ensino fundamental. O RP é uma etapa importante para a formação de professores, pois proporciona aos estudantes dos cursos de licenciatura vivência e prática na docência básica. O presente estudo relata o trato dos Jogos cooperativos e competitivos com uma turma de crianças do 4° ano dos anos iniciais. A escola-campo de inserção dos residentes corresponde ao colégio de aplicação da UFG. As atividades variaram desde gincanas cooperativas até jogos populares tradicionais. A partir da análise das observações e regências transcritas em diários de campo, o estudo denota desafios na gestão da turma e na assimilação do conteúdo Jogos pelas crianças. Enfrentaram-se desafios na busca por atividades lúdicas, controle da turma e adaptação a inesperados cenários pedagógicos. Nesse sentido, o processo de orientação e apoio do professor-supervisor foram cruciais para o desenvolvimento pedagógico dos residentes. O estudo ressalta a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, alinhando-se com teorias pedagógicas que enfatizam o jogo como conteúdo de ensino e parte do ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7301_TB2572_08102023184337.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA GONÇALVES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA COSTA"
    "autor_email" => "brunacosta@discente.ufg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104896
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2572
    "inscrito_id" => 7301
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO SOBRE O ENSINO DOS JOGOS"
    "resumo" => "Apresenta as experiências pedagógicas de estudantes do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com foco na Educação Física no ensino fundamental. O RP é uma etapa importante para a formação de professores, pois proporciona aos estudantes dos cursos de licenciatura vivência e prática na docência básica. O presente estudo relata o trato dos Jogos cooperativos e competitivos com uma turma de crianças do 4° ano dos anos iniciais. A escola-campo de inserção dos residentes corresponde ao colégio de aplicação da UFG. As atividades variaram desde gincanas cooperativas até jogos populares tradicionais. A partir da análise das observações e regências transcritas em diários de campo, o estudo denota desafios na gestão da turma e na assimilação do conteúdo Jogos pelas crianças. Enfrentaram-se desafios na busca por atividades lúdicas, controle da turma e adaptação a inesperados cenários pedagógicos. Nesse sentido, o processo de orientação e apoio do professor-supervisor foram cruciais para o desenvolvimento pedagógico dos residentes. O estudo ressalta a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, alinhando-se com teorias pedagógicas que enfatizam o jogo como conteúdo de ensino e parte do ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7301_TB2572_08102023184337.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA GONÇALVES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA COSTA"
    "autor_email" => "brunacosta@discente.ufg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Apresenta as experiências pedagógicas de estudantes do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com foco na Educação Física no ensino fundamental. O RP é uma etapa importante para a formação de professores, pois proporciona aos estudantes dos cursos de licenciatura vivência e prática na docência básica. O presente estudo relata o trato dos Jogos cooperativos e competitivos com uma turma de crianças do 4° ano dos anos iniciais. A escola-campo de inserção dos residentes corresponde ao colégio de aplicação da UFG. As atividades variaram desde gincanas cooperativas até jogos populares tradicionais. A partir da análise das observações e regências transcritas em diários de campo, o estudo denota desafios na gestão da turma e na assimilação do conteúdo Jogos pelas crianças. Enfrentaram-se desafios na busca por atividades lúdicas, controle da turma e adaptação a inesperados cenários pedagógicos. Nesse sentido, o processo de orientação e apoio do professor-supervisor foram cruciais para o desenvolvimento pedagógico dos residentes. O estudo ressalta a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, alinhando-se com teorias pedagógicas que enfatizam o jogo como conteúdo de ensino e parte do ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.