Apresenta as experiências pedagógicas de estudantes do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com foco na Educação Física no ensino fundamental. O RP é uma etapa importante para a formação de professores, pois proporciona aos estudantes dos cursos de licenciatura vivência e prática na docência básica. O presente estudo relata o trato dos Jogos cooperativos e competitivos com uma turma de crianças do 4° ano dos anos iniciais. A escola-campo de inserção dos residentes corresponde ao colégio de aplicação da UFG. As atividades variaram desde gincanas cooperativas até jogos populares tradicionais. A partir da análise das observações e regências transcritas em diários de campo, o estudo denota desafios na gestão da turma e na assimilação do conteúdo Jogos pelas crianças. Enfrentaram-se desafios na busca por atividades lúdicas, controle da turma e adaptação a inesperados cenários pedagógicos. Nesse sentido, o processo de orientação e apoio do professor-supervisor foram cruciais para o desenvolvimento pedagógico dos residentes. O estudo ressalta a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, alinhando-se com teorias pedagógicas que enfatizam o jogo como conteúdo de ensino e parte do ensino-aprendizagem.