A REPRODUÇÃO DA ORDEM SEXUAL E AS MANIFESTAÇÕES HOMOFÓBICAS ENTRE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS JOÃO PESSOA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA
"2015-06-03 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10495 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 510 "titulo" => "A REPRODUÇÃO DA ORDEM SEXUAL E AS MANIFESTAÇÕES HOMOFÓBICAS ENTRE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS JOÃO PESSOA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, intitulada “A Violência nossa de cada dia: manifestações homofóbicas entre alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus João Pessoa do IFPB”. Como pressuposto desse estudo, entendemos que o processo social e histórico de construção da sexualidade impõe uma lógica demarcadora baseada na superioridade do status heterossexual, restringindo no ambiente institucional educacional a orientação homossexual, criando assim barreiras que sempre se organizam a partir de uma naturalização da heterossexualidade. Com vistas a compreensão do processo de conservação e reprodução dos valores heterossexistas, procuramos identificar a percepção do público pesquisado acerca das manifestações de homofobia explícitas ou veladas, e os fatores culturais que contribuem para a reprodução e legitimação dessas práticas e para a transmissão da lógica de inferiorização, subordinação e exclusão de indivíduos e grupos sociais, contrariando o princípio de respeito à diversidade e pluralidade dos valores sociais que devem pautar o ambiente escolar. A metodologia utilizada baseou-se primordialmente em fontes bibliográficas e documentais e na aplicação de um questionário realizado entre os alunos dos primeiros e quartos anos do ensino técnico integrado. Através da análise de dados, evidenciamos a incidência de preconceitos relativos a gênero e orientação sexual no cotidiano do Instituto Federal de Educação da Paraíba, ressaltando-se ainda o processo de “naturalização” das manifestações homofóbicas e a tolerância em relação a várias formas de expressão da discriminação como a piada e as brincadeiras, que visam isolar, inferiorizar, silenciar e invisibilizar a condição homossexual." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "HOMOFOBIA, GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD4_SA2_ID510_04052015230348.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS SUEUDY SANTOS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARCOS SUEUDY" "autor_email" => "marcossun_jampa@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10495 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 510 "titulo" => "A REPRODUÇÃO DA ORDEM SEXUAL E AS MANIFESTAÇÕES HOMOFÓBICAS ENTRE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS JOÃO PESSOA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, intitulada “A Violência nossa de cada dia: manifestações homofóbicas entre alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus João Pessoa do IFPB”. Como pressuposto desse estudo, entendemos que o processo social e histórico de construção da sexualidade impõe uma lógica demarcadora baseada na superioridade do status heterossexual, restringindo no ambiente institucional educacional a orientação homossexual, criando assim barreiras que sempre se organizam a partir de uma naturalização da heterossexualidade. Com vistas a compreensão do processo de conservação e reprodução dos valores heterossexistas, procuramos identificar a percepção do público pesquisado acerca das manifestações de homofobia explícitas ou veladas, e os fatores culturais que contribuem para a reprodução e legitimação dessas práticas e para a transmissão da lógica de inferiorização, subordinação e exclusão de indivíduos e grupos sociais, contrariando o princípio de respeito à diversidade e pluralidade dos valores sociais que devem pautar o ambiente escolar. A metodologia utilizada baseou-se primordialmente em fontes bibliográficas e documentais e na aplicação de um questionário realizado entre os alunos dos primeiros e quartos anos do ensino técnico integrado. Através da análise de dados, evidenciamos a incidência de preconceitos relativos a gênero e orientação sexual no cotidiano do Instituto Federal de Educação da Paraíba, ressaltando-se ainda o processo de “naturalização” das manifestações homofóbicas e a tolerância em relação a várias formas de expressão da discriminação como a piada e as brincadeiras, que visam isolar, inferiorizar, silenciar e invisibilizar a condição homossexual." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "HOMOFOBIA, GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD4_SA2_ID510_04052015230348.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS SUEUDY SANTOS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARCOS SUEUDY" "autor_email" => "marcossun_jampa@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }