O envolvimento com projetos e ações que contribuam com o desenvolvimento da prática pedagógica tem importância fundamental na formação dos/as alunos/as dos cursos de licenciaturas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico com foco no que tem sido desenvolvido por integrantes do PIBID envolvendo a experimentação no ensino de Química. Trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa tendo como fonte de consulta os Anais do ENALIC. Investigamos os trabalhos das três ultimas edições (2016, 2018 e 2021), sendo selecionados vinte trabalhos, que foram analisados a partir das seguintes categorias: aspectos metodológicos do trabalho; direcionamento da atividade para a educação básica e temática abordada; utilização de materiais de baixo custo; viabilidade de práticas inclusivas; e, outros aspectos identificados. Nesta última incluímos a perspectiva ambiental, contextualização, interdisciplinaridade e problematização. Nenhum dos trabalhos investigados desenvolveu pesquisa bibliográfica, o que ressalta a relevância e contribuição dessa investigação, no contexto dos trabalhos do ENALIC que envolvem ações realizadas por integrantes do PIBID acerca da experimentação no ensino de Química.