Este texto presta-se a discutir a seleção do Programa Residência Pedagógica em nas unidades da federação brasileira. Este programa, é uma public policy voltada para educação, envolvendo nível superior e básico. Assim sendo, a mesma propõe-se a fomentar o desenvolvimento dos professores em formação que permeiam os cursos de licenciatura do país. Instituições públicas e privadas podem ser contempladas com a seleção ao Residência Pedagógica. Para examinar-se em quais Estados do Brasil foram executados a política em questão foram analisados os editais de seleção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), instituição de implementa e avalia o projeto em estudo. Aplicou-se, assim, portanto a análise documental, que abrigou as normativas da CAPES e a pesquisa bibliográfica, disposta a embasar trabalhos com base em produções previamente elaborados. Para o compor o método, usou o comparativo, a fim de confrontar quais Estado brasileiros tiveram maior recebimento do programa em questão. Como consequência da pesquisa, observou-se concentração do Programa Residência Pedagógica em unidades federativas do Sul e Sudeste, em especial São Paulo, Minhas Gerais e Rio Grande do Sul.