Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AMBIENTE TEMÁTICO VIRTUAL DE QUÍMICA VERDE: ELEMENTOS POTENCIALIZADORES DA EXPLORAÇÃO E INTERAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104761
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2417
    "inscrito_id" => 7752
    "titulo" => "AMBIENTE TEMÁTICO VIRTUAL DE QUÍMICA VERDE: ELEMENTOS POTENCIALIZADORES DA EXPLORAÇÃO E INTERAÇÃO"
    "resumo" => "Neste artigo, discutimos o Ambiente Temático Virtual de Química Verde e alguns elementos potencializadores de sua exploração e interação com visitantes, no caso em estudo, professores da educação básica que participaram de uma entrevista semiestruturada. Os elementos contidos na interface do Ambiente Temático Virtual de Química Verde, tais como a organização e apresentação de ícones para acesso aos diferentes conteúdos de suas páginas, fomentaram a imprevisibilidade, variável importante atrelada à motivação intrínseca. O emprego da métrica química Estrela Verde foi outro elemento que chamou a atenção dos professores entrevistados. É importante investigar as motivações dos visitantes, pois essas podem contribuir para evidenciar as potencialidades e sinalizar para possíveis direcionamentos no que tange o aperfeiçoamento do ambiente virtual, para o ensino e aprendizagem da Química."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7752_TB2417_20112023161756.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA LINK RÜNTZEL"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "patriciaruntzel@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104761
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2417
    "inscrito_id" => 7752
    "titulo" => "AMBIENTE TEMÁTICO VIRTUAL DE QUÍMICA VERDE: ELEMENTOS POTENCIALIZADORES DA EXPLORAÇÃO E INTERAÇÃO"
    "resumo" => "Neste artigo, discutimos o Ambiente Temático Virtual de Química Verde e alguns elementos potencializadores de sua exploração e interação com visitantes, no caso em estudo, professores da educação básica que participaram de uma entrevista semiestruturada. Os elementos contidos na interface do Ambiente Temático Virtual de Química Verde, tais como a organização e apresentação de ícones para acesso aos diferentes conteúdos de suas páginas, fomentaram a imprevisibilidade, variável importante atrelada à motivação intrínseca. O emprego da métrica química Estrela Verde foi outro elemento que chamou a atenção dos professores entrevistados. É importante investigar as motivações dos visitantes, pois essas podem contribuir para evidenciar as potencialidades e sinalizar para possíveis direcionamentos no que tange o aperfeiçoamento do ambiente virtual, para o ensino e aprendizagem da Química."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7752_TB2417_20112023161756.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA LINK RÜNTZEL"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "patriciaruntzel@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste artigo, discutimos o Ambiente Temático Virtual de Química Verde e alguns elementos potencializadores de sua exploração e interação com visitantes, no caso em estudo, professores da educação básica que participaram de uma entrevista semiestruturada. Os elementos contidos na interface do Ambiente Temático Virtual de Química Verde, tais como a organização e apresentação de ícones para acesso aos diferentes conteúdos de suas páginas, fomentaram a imprevisibilidade, variável importante atrelada à motivação intrínseca. O emprego da métrica química Estrela Verde foi outro elemento que chamou a atenção dos professores entrevistados. É importante investigar as motivações dos visitantes, pois essas podem contribuir para evidenciar as potencialidades e sinalizar para possíveis direcionamentos no que tange o aperfeiçoamento do ambiente virtual, para o ensino e aprendizagem da Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.