A Gerontecnologia considera o processo do envelhecimento humano em seus aspectos mais amplos, assim como, a necessidade do desenvolvimento tecnológico, como estratégia para adequação de recursos ante às situações vividas pelos idosos. Objetivou-se evidenciar as principais gerontecnologias fundamentadas nas metodologias ativas utilizadas por profissionais da saúde no cuidado da pessoa idosa. Método: revisão integrativa da literatura realizada por meio da busca dos referenciais teórico-metodológicos acerca das metodologias ativas mais utilizadas no desenvolvimento das gerontecnologias, no acervo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO), no mês de junho de 2023. Selecionaram-se seis estudos disponíveis na íntegra, para extração dos dados, utilizou-se um instrumento contendo informações acerca do título do trabalho, tipo de metodologia ativa e/ou gerontecnologia desenvolvida e as principais contribuições na atenção à saúde do idoso. Resultados: Evidenciou-se que as metodologias ativas mais utilizadas pelos profissionais no cuidado da pessoa idosa, foram a problematizadora e a Team-Based Learning na estimulação do envolvimento e participação da equipe, as temáticas com maior destaque no desenvolvimento das gerontecnologias foram a visita domiciliar, prevenção de quedas e mobilidade, orientações para o cuidado com dispositivos e acessos venosos. Nesta perspectiva, as principais gerontecnologias cuidativo-educacionais identificadas foram jogos, vídeos, banners, casa simulada, bonecos e cartilha. A utilização das metodologias na construção das gerontecnologias levaram em consideração as necessidades da pessoa idosa e os aspectos para melhor compreensão dos cuidados, por meio de situações-problema e estratégias multimídias capazes de promover a capacitação profissional de forma problematizadora, crítica e mais dinâmica. Ressalta-se que as tecnologias educativas voltadas à participação pessoa idosa e seus cuidadores foram consideradas criativas, com uso de linguagem acessível e capazes de promover momentos de descontração enquanto associam os conhecimentos adquiridos aos cuidados necessários na prevenção de agravos à saúde e promoção do bem-estar.