O presente trabalho, baseado no método qualitativo, parte de um breve estudo subsidiado por uma revisão literária constituída tanto de materiais físicos como virtuais. Tem por objetivo entender a Educação Física como ferramenta de inclusão social e educação plena de alunos PCD’s no Ensino Médio Integrado. É altamente relevante que o Professor de Educação Física saiba utilizar as peculiaridades que sua disciplina oferece para propiciar aos seus educandos o estímulo de aprender, interagir e principalmente contribuir no desenvolvimento de uma consciência autônoma. No referencial teórico foram abordados aspectos específicos ao entendimento da Educação Omnilateral e Educação Inclusiva, assim como a relação que ambas mantêm com a Educação Física no contexto escolar. A construção deste artigo é fundamentada em ideias já analisadas, contudo, torna-se imprescindível uma atual sondagem deles, a fim de se atingir novas conclusões em cima de novos pontos de vista; atitude esta que traz um enriquecimento bibliográfico ainda maior para comunidade científica interessada no tema. É inegável a dificuldade de atuação dos professores, não somente na Educação Física, quando confrontados com as especificidades de um PCD em suas aulas, por isso é importante que os docentes envolvidos no processo educacional desses alunos entendam as deficiências por eles apresentadas, de maneira a proporcionar a aplicação de metodologias mais adequadas em suas aulas em busca formação da Omnilateral. Os resultados pretendidos a partir do desenvolvimento de um ensino inclusivo e igualitário para todos materializam-se no tão desejado protagonismo estudantil, este fato justifica amplamente o desenvolvimento deste estudo. Diante do discorrido, o tema em questão deve surgir como objeto diretivo para docentes que atuam com a Educação física no Ensino Integrado, fazendo-os refletir sobre seus métodos de ensino e melhoria de suas atividades de trabalho.