A contemporaneidade é demarcada pela complexa relação entre sociedade e natureza. O desenvolvimento tecnológico deu as sociedades a capacidade de intervir em dimensões espaciais cada vez maiores, simultaneamente que a obsessiva busca pelo crescimento a qualquer custo norteou ao longo da história, agendas e estratégias de desenvolvimento, que culminaram em uma série de ações interventivas, que tiveram efeito nocivo sobre o ambiente, colocando em risco ecossistemas e suprimindo a biodiversidade nas mais variadas partes do planeta. Assim, é essencial o rompimento do pensamento hegemônico, e a construção de uma nova consciência ambiental, com a ruptura paradigmática e a formação do sujeito ecológico, que compreenda a complexidade que se insere as relações sociedade-natureza, em uma perspectiva sistêmica e transversal. A formação do Sujeito Ecológico, precede a formação do sujeito crítico frente as questões ambientais, incidindo na constituição de uma práxis ambiental (o sujeito constitui-se enquanto agente transformador e multiplicador de ideias e ações ambientais). O artigo tem como objetivo refletir acerca da formação do sujeito ecológico na educação pública básica (ensino fundamental- anos finais), introduzindo neste processo, a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo o desenvolvimento do protagonismo juvenil, a consciência ecológica, e a construção do sujeito ambientalmente crítico. O trabalho se caracteriza enquanto pesquisa bibliográfica, no qual debate-se os conceitos-chave da pesquisa (Educação Ambiental, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Protagonismo Juvenil), com a introdução de autores como: Krenak (2019), Abramovay (2017), Carvalho (2011), Pedrini (2011), Silva (2021), Dias (2010); Silva (2020), entre outros. Assim, desenvolve-se no referido artigo reflexões, apresentando estratégias que favoreça o desenvolvimento do sujeito ecológico com a acoplagem dos ODS nos anos finais do ensino fundamental, destacando-se: a implementação da Educação Ambiental (EA) integrada a grade curricular, o incentivo ao desenvolvimento da liderança estudantil e o desenvolvimento de projetos permanentes no ambiente escolar.