O estudo tem o objetivo de investigar e despertar a percepção dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Belarmina Campos, localizada no Morro Santa Terezinha em Fortaleza/Ceará, quanto aos efeitos da variabilidade climática observados na região. Assim, foi aplicado um questionário estruturado com o objetivo de diagnosticar o nível de conhecimento prévio dos estudantes e subsidiar as discussões dos encontros pedagógicos realizados para apresentar os conteúdos associados a essa temática. Esta metodologia ativa, baseada no conhecimento prévio dos estudantes e no uso dos dados de institutos de pesquisa em Meteorologia (FUNCEME e INMET) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza/CE (COPDC), proporcionou aos participantes associar o conhecimento científico a realidade observada na região em estudo, favorecendo a aprendizagem significativa e o protagonismo nas discussões realizadas em sala de aula, como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos estudantes afirmam não ter conhecimentos prévios sobre variabilidade climática ou sobre os fenômenos meteorológicos que atuam na região (77,1%), também não identificaram com exatidão os períodos de maior ocorrência das chuvas, de maiores valores de temperaturas médias do ar e dos ventos, assim como os desastres naturais (enchentes, alagamentos, entre outros) observados na região. Apesar de afirmarem (67,1%) que o clima tem influência em seus cotidianos e que conhecem as ações da COPDC (74,3%). Após os diagnósticos, os estudantes foram agrupados em equipes para discutir e comparar os resultados obtidos com os dados fornecidos pelos órgãos oficiais e elaborar um folheto informativo que deverá auxiliar as futuras palestras sobre essa temática na escola. Dessa forma, conclui-se que a metodologia usada atingiu os objetivos propostos de motivar e despertar o interesse dos estudantes pela temática da educação climática.