Nos últimos tempos muito se tem falado sobre a importância da produção de mudas para reflorestamento em áreas degradadas pela ação humana causada principalmente pelo desmatamento desordenado, seja para criar projetos de urbanização, agricultura e pecuária, mineração e extração de madeira, estes últimos são muitas vezes realizados de forma ilegal. A educação relacionada aos valores ambientais representa a possibilidade de sensibilizar e motivar os alunos a assumirem a responsabilidade pela defesa da qualidade de vida. Como parte integrante do meio ambiente, as escolas devem proteger e cuidar dos espaços naturais, aumentando a consciência ambiental. Diante disso esse estudo teve como objetivo geral Pesquisar sobre preservação de plantas nativas da caatinga com estudantes da educação de jovens e adultos- EJA, onde por meio de sementes e mudas de plantas nativas buscaremos replantar essas mudas, a fim de preservar o meio ambiente e desenvolver uma aprendizagem significativa no desenvolvimento dos estudantes. Tivemos como embasamento teórico a bibliografia de autores como (BRABO et al. 2019), Santos e Teixeira (2001), Santos et al. (2018), Costa (2016), Vargas (2007) dentre outros. Segundo a metodologia, empregada no projeto, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, onde buscamos uma análise dos resultados dos seus conteúdos constituintes. O professor idealizador iniciou as ações com os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Inicialmente o professor enviou um vídeo para os, estudantes explicando como desenvolver um simulador de erosão. O simulador de erosão é maneira fácil, prática e segura de visualizar a erosão. Durante a execução do projeto observou-se a participação ativa dos estudantes no desenvolvimento das atividades propostas. Foi de grande valia perceber as parcerias firmadas pelos estudantes e a nítida empatia de uns pelos outros nos momentos de dificuldades. As temáticas discutidas tornaram os estudantes mais críticos e reflexivos frente às ações desenvolvidas.