Artigo CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-90-8

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DAS TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS LOCAIS À NATUREZA DOS CONTEÚDOS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 14 - Educação Ambiental
"2024-01-24 13:23:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105721
    "edicao_id" => 334
    "trabalho_id" => 7261
    "inscrito_id" => 14047
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DAS TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS LOCAIS À NATUREZA DOS CONTEÚDOS"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar as contribuições da Educação Ambiental Crítica no contexto do ensino de Ciências para a formação cidadã do estudante frente às problemáticas socioambientais presentes em sua comunidade. Para tanto foi desenvolvido um processo formativo inspirado nos pressupostos freireanos nos anos iniciais do ensino fundamental, através de oficinas, que contaram com a participação de 17 crianças pertencentes à uma comunidade rural no interior do estado da Bahia. Tal comunidade enfrenta problemas ligados ao assoreamento de nascentes; acúmulo de lixo em locais inadequados; diminuição gradativa da quantidade de espécies nativas da Mata Atlântica, bioma do qual a comunidade faz parte; inserção de espécies exóticas na região; descaracterização da agricultura familiar, além do uso e ocupação do solo de maneira intensiva para a agropecuária. O processo formativo abordou algumas dessas temáticas locais significativas para as crianças, relacionando com a natureza factual, conceitual, procedimental e atitudinal dos conteúdos. As informações levantadas no processo formativo foram coletadas por meio de questionários e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Percebeu-se que as oficinas participativas propiciaram momentos importantes de diálogo crítico com as crianças, aproximando os elementos presentes no cotidiano das mesmas com as ações desenvolvidas na escola. Além disso, a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e o ensino de ciências contribuiu para o processo de ampliação da percepção ambiental desses sujeitos no sentido de promover a integralização dos saberes científicos e ambientais em prol do enfrentamento dos problemas presentes em suas realidades."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID14047_TB7261_20112023211936.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:27:34"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DA LUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rodrigo da Luz"
    "autor_email" => "rodrigo.silva@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105721
    "edicao_id" => 334
    "trabalho_id" => 7261
    "inscrito_id" => 14047
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DAS TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS LOCAIS À NATUREZA DOS CONTEÚDOS"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar as contribuições da Educação Ambiental Crítica no contexto do ensino de Ciências para a formação cidadã do estudante frente às problemáticas socioambientais presentes em sua comunidade. Para tanto foi desenvolvido um processo formativo inspirado nos pressupostos freireanos nos anos iniciais do ensino fundamental, através de oficinas, que contaram com a participação de 17 crianças pertencentes à uma comunidade rural no interior do estado da Bahia. Tal comunidade enfrenta problemas ligados ao assoreamento de nascentes; acúmulo de lixo em locais inadequados; diminuição gradativa da quantidade de espécies nativas da Mata Atlântica, bioma do qual a comunidade faz parte; inserção de espécies exóticas na região; descaracterização da agricultura familiar, além do uso e ocupação do solo de maneira intensiva para a agropecuária. O processo formativo abordou algumas dessas temáticas locais significativas para as crianças, relacionando com a natureza factual, conceitual, procedimental e atitudinal dos conteúdos. As informações levantadas no processo formativo foram coletadas por meio de questionários e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Percebeu-se que as oficinas participativas propiciaram momentos importantes de diálogo crítico com as crianças, aproximando os elementos presentes no cotidiano das mesmas com as ações desenvolvidas na escola. Além disso, a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e o ensino de ciências contribuiu para o processo de ampliação da percepção ambiental desses sujeitos no sentido de promover a integralização dos saberes científicos e ambientais em prol do enfrentamento dos problemas presentes em suas realidades."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID14047_TB7261_20112023211936.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:27:34"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DA LUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rodrigo da Luz"
    "autor_email" => "rodrigo.silva@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 334
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
        "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 334
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
        "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 210
                "edicao_id" => 334
                "codigo" => "978-85-61702-90-8"
                "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARA&Uacute;JO (UFCG)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (IESP)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n
                  GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO &nbsp;<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (IFPB)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOSEV&Acirc;NIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n
                  LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 210
                "edicao_id" => 334
                "codigo" => "978-85-61702-90-8"
                "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARA&Uacute;JO (UFCG)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (IESP)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n
                  GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO &nbsp;<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (IFPB)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOSEV&Acirc;NIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n
                  LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as contribuições da Educação Ambiental Crítica no contexto do ensino de Ciências para a formação cidadã do estudante frente às problemáticas socioambientais presentes em sua comunidade. Para tanto foi desenvolvido um processo formativo inspirado nos pressupostos freireanos nos anos iniciais do ensino fundamental, através de oficinas, que contaram com a participação de 17 crianças pertencentes à uma comunidade rural no interior do estado da Bahia. Tal comunidade enfrenta problemas ligados ao assoreamento de nascentes; acúmulo de lixo em locais inadequados; diminuição gradativa da quantidade de espécies nativas da Mata Atlântica, bioma do qual a comunidade faz parte; inserção de espécies exóticas na região; descaracterização da agricultura familiar, além do uso e ocupação do solo de maneira intensiva para a agropecuária. O processo formativo abordou algumas dessas temáticas locais significativas para as crianças, relacionando com a natureza factual, conceitual, procedimental e atitudinal dos conteúdos. As informações levantadas no processo formativo foram coletadas por meio de questionários e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Percebeu-se que as oficinas participativas propiciaram momentos importantes de diálogo crítico com as crianças, aproximando os elementos presentes no cotidiano das mesmas com as ações desenvolvidas na escola. Além disso, a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e o ensino de ciências contribuiu para o processo de ampliação da percepção ambiental desses sujeitos no sentido de promover a integralização dos saberes científicos e ambientais em prol do enfrentamento dos problemas presentes em suas realidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.