Este trabalho objetiva analisar as contribuições da Educação Ambiental Crítica no contexto do ensino de Ciências para a formação cidadã do estudante frente às problemáticas socioambientais presentes em sua comunidade. Para tanto foi desenvolvido um processo formativo inspirado nos pressupostos freireanos nos anos iniciais do ensino fundamental, através de oficinas, que contaram com a participação de 17 crianças pertencentes à uma comunidade rural no interior do estado da Bahia. Tal comunidade enfrenta problemas ligados ao assoreamento de nascentes; acúmulo de lixo em locais inadequados; diminuição gradativa da quantidade de espécies nativas da Mata Atlântica, bioma do qual a comunidade faz parte; inserção de espécies exóticas na região; descaracterização da agricultura familiar, além do uso e ocupação do solo de maneira intensiva para a agropecuária. O processo formativo abordou algumas dessas temáticas locais significativas para as crianças, relacionando com a natureza factual, conceitual, procedimental e atitudinal dos conteúdos. As informações levantadas no processo formativo foram coletadas por meio de questionários e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Percebeu-se que as oficinas participativas propiciaram momentos importantes de diálogo crítico com as crianças, aproximando os elementos presentes no cotidiano das mesmas com as ações desenvolvidas na escola. Além disso, a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e o ensino de ciências contribuiu para o processo de ampliação da percepção ambiental desses sujeitos no sentido de promover a integralização dos saberes científicos e ambientais em prol do enfrentamento dos problemas presentes em suas realidades.