Questões ambientais é um tema muito pertinente quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Grandes são os estudos que focam questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade como linha de pesquisa, onde, na maioria das vezes, à degradação ambiental é um efeito oriundo do próprio homem, seja ele intencional ou não. Muitas são as pesquisas relacionadas a questões ambientais que tentam buscar novas fontes e mecanismos que venham agregar, melhorar e aumentar à preservação ambiental. Para isso, caminhos que vão desde técnicas industrias e até mesmo mecanismos alternativos, tentam melhorar o processo de geração de novos recursos que são menos degradáveis ao meio ambiente e também que sejam renováveis. Diante desta realidade, o presente trabalho, tem por objetivo, analisar projetos que abordam os Princípios da Química Verde em aulas experimentais de escolas públicas do Brasil utilizando material alternativo do cotidiano do aluno e de baixo custo, de forma que estes experimentos proporcionem novas técnicas e fontes que possam ser consideradas sustentáveis e renováveis. Onde, pesquisas que aplicam os princípios da Química Verde em aulas experimentais, na indústria química, farmacêutica entre outros, foram revisados e discutidos com intuito de proporcionar ao meio ambiente mecanismos e recursos que venha somar de forma que se tenha um ecossistema sustentável e renovável.