As modificações no ambiente natural através do frágil processo de formação das cidades, provocou, e continua provocando, pressões antrópicas a partir dos diferentes usos e ocupações do solo desses núcleos urbanos. Este processo foi replicado na urbanização provocada no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju/SE, exigindo estratégias urbanísticas para que fossem minimizadas as problemáticas socioambientais no entorno, a exemplo da degradação de áreas naturais, tendo como consequência a redução da biodiversidade, que afetou também o rio Poxim. A partir disso, foi inaugurado o Parque Ecológico Poxim com o objetivo de minimizar estes impactos negativos. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo foi avaliar os diálogos de Educação Ambiental (EA) com o Parque Ecológico Poxim em Aracaju/SE. Foi utilizado o método de pesquisa pessoa-ambiente e os procedimentos metodológicos foram coleta de dados, visitas técnicas e sistematização de dados. Observou-se que a criação do Parque Ecológico Poxim foi benéfica para proporcionar lazer e recreação à população; manutenção do ecossistema existente; e potencializou ações de Educação Ambiental através do contato com a natureza, das atividades existentes e visitas agendadas pelo órgão responsável pelo gerenciamento do local. Espera-se que este estudo possibilite demonstrar a importância da Educação Ambiental na promoção de Espaços Livres Públicos que permitam a minimização das problemáticas socioambientais.