Sabemos que a Educação Ambiental deveria estar presente no contexto escolar de forma interdisciplinar e transdisciplinar, entretanto, é comum que alguns professores acabem deixando este conteúdo apenas para datas comemorativas que façam alusão ao meio ambiente. Diante disto, este estudo teve como objetivo analisar o uso pedagógico do audiovisual para falar de Educação Ambiental e Bioma Caatinga no contexto escolar. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos do 5º ano do ensino fundamental anos inicias da modalidade EJA, escola José Lopes, na cidade de Esperança-PB. Defendemos a tese de que, o audiovisual, utilizado como recurso pedagógico, amplia e facilita o entendimento dos mais variados temas, possibilitando reflexão e gerando opiniões críticas sobre os conteúdos. Para esta pesquisa, buscou-se a abordagem metodológica estudo de caso, e para coleta de dados, foi utilizada a técnica do questionário. Para embasar o estudo, e sustentarmos nossa tese, buscaremos apoio nos seguintes referenciais teóricos: Jacobi (2003); Lüdke (2018); Gil (1999); May (2001); Kochhann (2016); Christofoletti (2009); Domingues (2017); entre outros. Com esta pesquisa, pode-se perceber o real interesse dos jovens e adultos por temáticas ambientais que envolvem o Bioma Caatinga, que só aparecem no campo teórico, mas, que com a utilização do audiovisual, novas abordagens e perspectivas sobre determinados temas são ampliados e mais facilmente compreendidos.