Nesse trabalho abordaremos práticas de educação ambiental desenvolvidas na educação básica. Faremos uma reflexão intercalando elementos teóricos que tangem à educação ambiental e ensino de História com as práticas desenvolvidas em salas de aula. Destacaremos algumas ações na perspectiva da História Ambiental, tais como: minicurso sobre o conceito de sustentabilidade tendo como estratégia a compreensão conceitual a partir da experiência desenvolvida pela comunidade Caldeirão da Santa Cruz do Deserto liderada pelo Beato José Lourenço, em Crato, entre os anos de 1926 a 1936. Minicurso sobre epidemias e pandemias, ressaltando a relação homem/natureza e seu papel ativo na disseminação das doenças, buscando identificar semelhanças de como a sociedade e o poder público tem encarado as epidemias em diversos momentos históricos. A produção de vídeo sobre o Rio Grangeiro tendo-o como elemento chave para trabalhar a degradação dos rios, os impactos da poluição ambiental e a especulação imobiliária como agente potencializador do desmatamento, poluição dos rios e nascentes. Trilha ecológica no Sítio Fundão, importante Unidade de Conservação, dentro da qual corre o Rio Batateira. A trilha se constituiu como instrumento metodológico para sensibilizar os alunos da necessidade de cuidar do meio ambiente rompendo com a visão homem versus natureza, enxergando os entrelaçamentos entre essas duas esferas. Oficina de réplicas de fósseis, destacando a importância de seu estudo, preservação e combate ao tráfico ilegal de fósseis. As ações pedagógicas possibilitaram aos estudantes conhecer como se deu a relação do homem com o meio ambiente, do início da colonização ao tempo presente, no município de Crato, e identificar os impactos ambientais decorrentes desse processo colonizador. Norteamos as atividades numa postura crítica evitando uma visão romântica do desenvolvimento sustentável no turismo (MESQUITA 2006), ressaltando os impactos ambientais do turismo ecológico (RUSCHMANN, 1992) contribuindo para a formação de uma compreensão crítica por parte dos estudantes.