Artigo CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-90-8

TRILHAS ECOLÓGICAS E OFICINAS COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 14 - Educação Ambiental
"2024-01-24 13:23:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105712
    "edicao_id" => 334
    "trabalho_id" => 4711
    "inscrito_id" => 18792
    "titulo" => "TRILHAS ECOLÓGICAS E OFICINAS COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "Nesse trabalho abordaremos práticas de educação ambiental desenvolvidas na educação básica. Faremos uma reflexão intercalando elementos teóricos que tangem à educação ambiental e ensino de História com as práticas desenvolvidas em salas de aula. Destacaremos algumas ações na perspectiva da História Ambiental, tais como: minicurso sobre o conceito de sustentabilidade tendo como estratégia a compreensão conceitual a partir da experiência desenvolvida pela comunidade Caldeirão da Santa Cruz do Deserto liderada pelo Beato José Lourenço, em Crato, entre os anos de 1926 a 1936. Minicurso sobre epidemias e pandemias, ressaltando a relação homem/natureza e seu papel ativo na disseminação das doenças, buscando identificar semelhanças de como a sociedade e o poder público tem encarado as epidemias em diversos momentos históricos. A produção de vídeo sobre o Rio Grangeiro tendo-o como elemento chave para trabalhar a degradação dos rios, os impactos da poluição ambiental e a especulação imobiliária como agente potencializador do desmatamento, poluição dos rios e nascentes. Trilha ecológica no Sítio Fundão, importante Unidade de Conservação, dentro da qual corre o Rio Batateira. A trilha se constituiu como instrumento metodológico para sensibilizar os alunos da necessidade de cuidar do meio ambiente rompendo com a visão homem versus natureza, enxergando os entrelaçamentos entre essas duas esferas. Oficina de réplicas de fósseis, destacando a importância de seu estudo, preservação e combate ao tráfico ilegal de fósseis. As ações pedagógicas possibilitaram aos estudantes conhecer como se deu a relação do homem com o meio ambiente, do início da colonização ao tempo presente, no município de Crato, e identificar os impactos ambientais decorrentes desse processo colonizador. Norteamos as atividades numa postura crítica evitando uma visão romântica do desenvolvimento sustentável no turismo (MESQUITA 2006), ressaltando os impactos ambientais do turismo ecológico (RUSCHMANN, 1992) contribuindo para a formação de uma compreensão crítica por parte dos estudantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID18792_TB4711_19112023200232.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:27:34"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA LUCIVÂNIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA"
    "autor_email" => "profa.lucivaniahistoria@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105712
    "edicao_id" => 334
    "trabalho_id" => 4711
    "inscrito_id" => 18792
    "titulo" => "TRILHAS ECOLÓGICAS E OFICINAS COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "Nesse trabalho abordaremos práticas de educação ambiental desenvolvidas na educação básica. Faremos uma reflexão intercalando elementos teóricos que tangem à educação ambiental e ensino de História com as práticas desenvolvidas em salas de aula. Destacaremos algumas ações na perspectiva da História Ambiental, tais como: minicurso sobre o conceito de sustentabilidade tendo como estratégia a compreensão conceitual a partir da experiência desenvolvida pela comunidade Caldeirão da Santa Cruz do Deserto liderada pelo Beato José Lourenço, em Crato, entre os anos de 1926 a 1936. Minicurso sobre epidemias e pandemias, ressaltando a relação homem/natureza e seu papel ativo na disseminação das doenças, buscando identificar semelhanças de como a sociedade e o poder público tem encarado as epidemias em diversos momentos históricos. A produção de vídeo sobre o Rio Grangeiro tendo-o como elemento chave para trabalhar a degradação dos rios, os impactos da poluição ambiental e a especulação imobiliária como agente potencializador do desmatamento, poluição dos rios e nascentes. Trilha ecológica no Sítio Fundão, importante Unidade de Conservação, dentro da qual corre o Rio Batateira. A trilha se constituiu como instrumento metodológico para sensibilizar os alunos da necessidade de cuidar do meio ambiente rompendo com a visão homem versus natureza, enxergando os entrelaçamentos entre essas duas esferas. Oficina de réplicas de fósseis, destacando a importância de seu estudo, preservação e combate ao tráfico ilegal de fósseis. As ações pedagógicas possibilitaram aos estudantes conhecer como se deu a relação do homem com o meio ambiente, do início da colonização ao tempo presente, no município de Crato, e identificar os impactos ambientais decorrentes desse processo colonizador. Norteamos as atividades numa postura crítica evitando uma visão romântica do desenvolvimento sustentável no turismo (MESQUITA 2006), ressaltando os impactos ambientais do turismo ecológico (RUSCHMANN, 1992) contribuindo para a formação de uma compreensão crítica por parte dos estudantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID18792_TB4711_19112023200232.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:27:34"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA LUCIVÂNIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA"
    "autor_email" => "profa.lucivaniahistoria@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 334
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
        "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 334
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
        "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 210
                "edicao_id" => 334
                "codigo" => "978-85-61702-90-8"
                "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARA&Uacute;JO (UFCG)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (IESP)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n
                  GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO &nbsp;<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (IFPB)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOSEV&Acirc;NIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n
                  LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 210
                "edicao_id" => 334
                "codigo" => "978-85-61702-90-8"
                "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARA&Uacute;JO (UFCG)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (IESP)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n
                  GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO &nbsp;<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (IFPB)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOSEV&Acirc;NIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n
                  LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Nesse trabalho abordaremos práticas de educação ambiental desenvolvidas na educação básica. Faremos uma reflexão intercalando elementos teóricos que tangem à educação ambiental e ensino de História com as práticas desenvolvidas em salas de aula. Destacaremos algumas ações na perspectiva da História Ambiental, tais como: minicurso sobre o conceito de sustentabilidade tendo como estratégia a compreensão conceitual a partir da experiência desenvolvida pela comunidade Caldeirão da Santa Cruz do Deserto liderada pelo Beato José Lourenço, em Crato, entre os anos de 1926 a 1936. Minicurso sobre epidemias e pandemias, ressaltando a relação homem/natureza e seu papel ativo na disseminação das doenças, buscando identificar semelhanças de como a sociedade e o poder público tem encarado as epidemias em diversos momentos históricos. A produção de vídeo sobre o Rio Grangeiro tendo-o como elemento chave para trabalhar a degradação dos rios, os impactos da poluição ambiental e a especulação imobiliária como agente potencializador do desmatamento, poluição dos rios e nascentes. Trilha ecológica no Sítio Fundão, importante Unidade de Conservação, dentro da qual corre o Rio Batateira. A trilha se constituiu como instrumento metodológico para sensibilizar os alunos da necessidade de cuidar do meio ambiente rompendo com a visão homem versus natureza, enxergando os entrelaçamentos entre essas duas esferas. Oficina de réplicas de fósseis, destacando a importância de seu estudo, preservação e combate ao tráfico ilegal de fósseis. As ações pedagógicas possibilitaram aos estudantes conhecer como se deu a relação do homem com o meio ambiente, do início da colonização ao tempo presente, no município de Crato, e identificar os impactos ambientais decorrentes desse processo colonizador. Norteamos as atividades numa postura crítica evitando uma visão romântica do desenvolvimento sustentável no turismo (MESQUITA 2006), ressaltando os impactos ambientais do turismo ecológico (RUSCHMANN, 1992) contribuindo para a formação de uma compreensão crítica por parte dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.