As árvores em vias públicas e áreas livres de edificação proporcionam inúmeros benefícios para o ecossistema urbano e melhoram a qualidade de vida. O desconforto térmico é um problema apontado por estudantes do IFPB campus Cabedelo-PB, principalmente no trajeto entre a BR-230 e o campus. A importância da arborização foi o tema gerador deste trabalho, cujo objetivo é relatar os meios usados para a execução de práticas educativas relacionadas à arborização no meio escolar e na comunidade do entorno. Por meio da aprendizagem baseada em problemas (ABP), foram debatidas as problemáticas sociais e ambientais decorrentes da carência de arborização em áreas urbanas. Foi investigado o interesse da vizinhança do campus em plantar e cuidar de uma muda de árvore. Como medida mitigadora, foram promovidos mutirões com as turmas do ensino Técnico em Meio Ambiente e da Licenciatura em Ciências Biológicas para o plantio de árvores nativas dentro e fora do campus, com o esporádico envolvimento de pessoas da comunidade. As turmas visitaram o viveiro de mudas municipal de João Pessoa, para conhecer o processo de produção e obter mudas para os plantios. As práticas continuam sendo executadas até os dias atuais e dão a oportunidade para os alunos contextualizarem os conhecimentos teóricos. Conclui-se que a ABP possibilitou a capacidade investigativa e o raciocínio para a resolução de problemas locais nos alunos. Espera-se que o compartilhamento destas experiências contribua para que outros docentes possam desenvolver práticas e ações contínuas em suas instituições de ensino. A longo prazo, as ações têm impactos positivos, pois contribuem com a resiliência das comunidades aos efeitos das mudanças climáticas, além de conservar a biodiversidade terrestre em ambientes urbanos – resultados alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 3, 4, 11 e 17 da Agenda 2030 da ONU. Apresentação disponível em: https://drive.google.com/file/d/1--ET1h4RCPO_SpQJG5ZFgeOJfR2jDg8X/view?usp=drive_link