As ameaças aos ecossistemas marinhos e a importância dos oceanos na regulação do clima no planeta convergem para a importância de se trabalhar os temas de biologia marinha nos ambientes formais e informais de aprendizagem com vistas à construção do conhecimento significativo e de qualidade, com acesso igualitário aos diversos grupos sociais, principalmente através da educação marítima. A presente pesquisa objetivou descrever as ações do Laboratório de Pesquisa de Invertebrados Marinhos (LAPEIMAR), Centro de Educação e Saúde (CES), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sobre o desafio de se trabalhar a referida temática em regiões não litorâneas (Curimataú paraibano). Tratou-se de uma pesquisa exploratória de caráter descritivo. O levantamento de dados teve por base a consulta direta aos registros das ações, no período de 2010 ao presente, nas frentes de: ensino, pesquisa e extensão. Dentre os principais resultados, destacamos que foram desenvolvidos vinte trabalhos de conclusão de curso na temática. o total de TCC foram 21, além de três projetos de iniciação científica. Houve também a realização de “Mostras de Biologia Marinha” para o público alvo da rede de escolas municipais e estaduais da região, além de parcerias com ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Também houve a requalificação e melhoria das intervenções práticas e didáticas com o uso da coleção didática do referido laboratório. Consideramos que os grupos sociais que não habitam regiões litorâneas sofrem igualmente as consequências negativas dos efeitos do aquecimento global e têm direito à educação marítima que embase a tomada de decisões nos âmbitos pessoal, escolar e/ou acadêmico e social para o alcance da sustentabilidade global.