Descortinar a importância da Educação Ambiental sob o processo de (re)interpretação e aplicação dos valores humanos voltados para a preservação do meio ambiente, implica em uma tentativa de reinserção do homem na natureza, de modo a superar o antigo paradigma de que a humanidade se encontra alheia a esse meio (ambiente). Assim, a antiga visão antropocêntrica da natureza, aos poucos, cede espaço para a nova perspectiva sistêmica ecológica, que equipara o homem, a fauna e a flora em um mesmo patamar em que cada um tem sua função e importância para si e para os demais, uma vez que estão interligados uns com os outros. Considerando a rede de relações interdependentes inerentes à própria existência, observam-se incontáveis questões e problemáticas que merecem estudo. Para o presente estudo que tem na Educação Ambiental seu elemento de integração sistêmica, em razão da promoção do conhecimento, emerge a indagação: de que maneira a Educação Ambiental contribui para a construção de um futuro sustentável, considerando a condição de interdependência do sistema ecológico? Diante disso, pretende-se demonstrar, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o alcance da Educação Ambiental crítica como instrumento de transformação social que impacta na visão antropocêntrica ainda preponderante e constrói um novo olhar de interpretação para o sistema ecológico, contribuindo para a promoção de reflexões e novas ações que contribuam para a preservação do Planeta, viabilizando equilíbrio e desenvolvimento com progresso científico, tecnológico, econômico, social, cultural e ambiental. Visa ainda conciliar os diversos interesses ao Direito e sua crescente tábua de valores, tendo o princípio da sustentabilidade como norteador do sistema jurídico de tutela, para alcançar a finalidade intrínseca do desenvolvimento sustentável, que é para as atuais e as novas gerações um desenvolvimento justo e efetivo, promovendo benefícios não apenas para a humanidade, mas também para todo o sistema ecológico.