É notório que o meio ambiente (MA) sofre com as diversas degradações antrópicas, as quais oferecem riscos relevantes aos ecossistemas. Um dos modos de mitigação deste processo deletério é a utilização da Educação Ambiental (EA). As práticas associadas à EA oferecem a possibilidade de incentivar uma postura mais consciente em relação às questões ambientais. Desta forma, a EA deve munir-se de diferentes artifícios para viabilizar a conscientização entre os sujeitos, sendo um desses o uso de elementos bióticos como os animais, que podem despertar o interesse num maior cuidado com ao ambiente. Sob essa perspectiva, as aves demonstram ser uma ferramenta na promoção da percepção ambiental entre os estudantes, através de atividades coerentes que evidenciem a importância da avifauna para o ambiente e promovam a reflexão quanto às práticas ecológicas adotadas pela coletividade. O principal objetivo desta proposta é incentivar a conservação da biodiversidade e do meio ambiente, em discentes do 7º ano do Ensino Fundamental II (EF-II) da Escola SESI, utilizando as aves regionais como ferramentas neste processo. A metodologia utilizada consiste em questionários pré e pós intervenção educativa sobre a percepção ambiental dos estudantes, através da aplicação de uma Sequência Didática (SD) que dialoga os conteúdos teóricos através de atividades práticas, lúdicas e de campo, dentro do eixo temático “Vida e Evolução” do EF-II. A SD foi dividida nas etapas: as características das aves; sua classificação e taxonomia; a interação da avifauna com o ambiente e sua importância ecológica na conservação dos habitats; os recursos utilizados para observação de aves, culminando numa visita de observação de aves no Parque do Ibirapuera. Ao fim da pesquisa, espera-se uma maior conscientização dos estudantes quanto à conservação das aves e do ambiente.