PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA QUANTO AOS PROCESSOS DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA NA UFRN
"2024-01-24 12:14:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105817 "edicao_id" => 331 "trabalho_id" => 4497 "inscrito_id" => 615 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA QUANTO AOS PROCESSOS DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA NA UFRN" "resumo" => "RESUMO Este resumo trata de apresentar a análise e a síntese dos dados que fazem parte da nossa pesquisa de dissertação de mestrado intitulada de Percepções de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista quanto aos Processos de Inclusão e Permanência na UFRN. Tal pesquisa foi realizada com graduandos com TEA da UFRN, tendo como principais objetivos analisar as percepções dos referidos estudantes quanto aos processos de inclusão e permanência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na primeira etapa da pesquisa, foram enviados questionários on-line para 34 discentes cadastrados na Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da referida universidade, onde obtivemos 09 respostas. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 04 estudantes. Os nove estudantes que participaram da pesquisa encontram-se na faixa etária entre 19 e 33 anos e estão matriculados nos seguintes cursos: Ciências Biológicas, Letras – Língua Portuguesa; Tecnologia da Informação, Engenharia Elétrica, Comunicação Social – Audiovisual, Medicina e Biblioteconomia. O viés investigativo deste trabalho tem como eixo norteador a pesquisa de natureza qualitativa, com ênfase nas abordagens exploratória e descritiva, sob a perspectiva da análise do conteúdo, de acordo com os pressupostos teóricos de Bardin (1977). Tal estudo também recebe as contribuições teóricas de Castro e Almeida (2014), Gama e Brandão (2020), Oliveira e Abreu (2019), Mantoan (2003), Sales e Viana (2020) e Brasil (2015). Vale salientar que os nomes utilizados para identificar os estudantes são fictícios, como forma de preservar sua identidade. A seguir, serão apresentados dados quantitativos e qualitativos, bem como sua análise, considerando-se as respostas obtidas pelos sujeitos da pesquisa através dos questionários e entrevistas semiestruturadas aplicados." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID615_TB4497_09092023135535.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:35:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NINODJA THAYSI BARBALHO DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "NINODJA" "autor_email" => "ninodjabarbalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105817 "edicao_id" => 331 "trabalho_id" => 4497 "inscrito_id" => 615 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA QUANTO AOS PROCESSOS DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA NA UFRN" "resumo" => "RESUMO Este resumo trata de apresentar a análise e a síntese dos dados que fazem parte da nossa pesquisa de dissertação de mestrado intitulada de Percepções de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista quanto aos Processos de Inclusão e Permanência na UFRN. Tal pesquisa foi realizada com graduandos com TEA da UFRN, tendo como principais objetivos analisar as percepções dos referidos estudantes quanto aos processos de inclusão e permanência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na primeira etapa da pesquisa, foram enviados questionários on-line para 34 discentes cadastrados na Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da referida universidade, onde obtivemos 09 respostas. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 04 estudantes. Os nove estudantes que participaram da pesquisa encontram-se na faixa etária entre 19 e 33 anos e estão matriculados nos seguintes cursos: Ciências Biológicas, Letras – Língua Portuguesa; Tecnologia da Informação, Engenharia Elétrica, Comunicação Social – Audiovisual, Medicina e Biblioteconomia. O viés investigativo deste trabalho tem como eixo norteador a pesquisa de natureza qualitativa, com ênfase nas abordagens exploratória e descritiva, sob a perspectiva da análise do conteúdo, de acordo com os pressupostos teóricos de Bardin (1977). Tal estudo também recebe as contribuições teóricas de Castro e Almeida (2014), Gama e Brandão (2020), Oliveira e Abreu (2019), Mantoan (2003), Sales e Viana (2020) e Brasil (2015). Vale salientar que os nomes utilizados para identificar os estudantes são fictícios, como forma de preservar sua identidade. A seguir, serão apresentados dados quantitativos e qualitativos, bem como sua análise, considerando-se as respostas obtidas pelos sujeitos da pesquisa através dos questionários e entrevistas semiestruturadas aplicados." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID615_TB4497_09092023135535.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:35:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NINODJA THAYSI BARBALHO DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "NINODJA" "autor_email" => "ninodjabarbalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 331 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "logo" => null "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 331 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "logo" => null "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 207 "edicao_id" => 331 "codigo" => "978-85-61702-82-3" "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO """ "conselho_editorial" => """ ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO (UVA)<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n MARA LÚCIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA <br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 207 "edicao_id" => 331 "codigo" => "978-85-61702-82-3" "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO """ "conselho_editorial" => """ ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO (UVA)<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n MARA LÚCIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA <br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }