INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: SERÁ QUE É POSSÍVEL?
"2024-01-24 12:10:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105880 "edicao_id" => 330 "trabalho_id" => 8500 "inscrito_id" => 1484 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: SERÁ QUE É POSSÍVEL?" "resumo" => "O ambiente escolar se fundamenta como relevante espaço para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas de crianças, abrangendo aquelas com TEA - Transtorno do Espectro Autista. Convivendo de perto com um menino que hoje tem 3 anos de idade com TEA, acompanho o seu desenvolvimento desde 6 meses de idade. Nesse ano, os pais decidiram, com o apoio da terapeuta que já poderia ser o momento dele começar a frequentar a escola. Para tanto a mãe foi orientada, pela terapeuta que a criança tem direito à inclusão escolar, e até poderia exigir do poder público esse direito. Mas, nada é assim tão fácil. Nesta conjuntura, este artigo buscou analisar como ocorre na prática da inclusão de uma criança com TEA na escola pública, uma criança que nunca antes frequentou uma escola. Será que de fato essa inclusão ocorre? Nesse caso a criança já frequenta uma terapia particular, o que fez com que ela melhorasse o convívio dela em casa, socialmente, e em sociedade. Para que exista de fato a inclusão escolar é necessário o envolvimento da escola, comunidade e família para atender as necessidades e garantir o acesso/permanência da criança com TEA. Sendo necessário para tanto de, adaptações no currículo com vistas à sua autonomia, a superação dos seus déficits sociais, para que novos conhecimentos e comportamentos sejam desenvolvidos no aluno. Estudar e entender o TEA e a inclusão contribuindo assim para a ampliação do conhecimento na área, imprescindível a formação de profissionais da educação básica numa perspectiva da inclusão escolar. Confirma-se com isso, a necessidade que todos compreendam e aceitem a diversidade humana, e possam contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária. Palavras-chave: TEA. Inclusão Escolar. Comportamentos. Habilidades" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID1484_TB8500_11092023171616.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:38:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEVI MENEZES VARJÃO" "autor_nome_curto" => "LEVI" "autor_email" => "lmvarjao@uol.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105880 "edicao_id" => 330 "trabalho_id" => 8500 "inscrito_id" => 1484 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: SERÁ QUE É POSSÍVEL?" "resumo" => "O ambiente escolar se fundamenta como relevante espaço para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas de crianças, abrangendo aquelas com TEA - Transtorno do Espectro Autista. Convivendo de perto com um menino que hoje tem 3 anos de idade com TEA, acompanho o seu desenvolvimento desde 6 meses de idade. Nesse ano, os pais decidiram, com o apoio da terapeuta que já poderia ser o momento dele começar a frequentar a escola. Para tanto a mãe foi orientada, pela terapeuta que a criança tem direito à inclusão escolar, e até poderia exigir do poder público esse direito. Mas, nada é assim tão fácil. Nesta conjuntura, este artigo buscou analisar como ocorre na prática da inclusão de uma criança com TEA na escola pública, uma criança que nunca antes frequentou uma escola. Será que de fato essa inclusão ocorre? Nesse caso a criança já frequenta uma terapia particular, o que fez com que ela melhorasse o convívio dela em casa, socialmente, e em sociedade. Para que exista de fato a inclusão escolar é necessário o envolvimento da escola, comunidade e família para atender as necessidades e garantir o acesso/permanência da criança com TEA. Sendo necessário para tanto de, adaptações no currículo com vistas à sua autonomia, a superação dos seus déficits sociais, para que novos conhecimentos e comportamentos sejam desenvolvidos no aluno. Estudar e entender o TEA e a inclusão contribuindo assim para a ampliação do conhecimento na área, imprescindível a formação de profissionais da educação básica numa perspectiva da inclusão escolar. Confirma-se com isso, a necessidade que todos compreendam e aceitem a diversidade humana, e possam contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária. Palavras-chave: TEA. Inclusão Escolar. Comportamentos. Habilidades" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID1484_TB8500_11092023171616.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:38:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEVI MENEZES VARJÃO" "autor_nome_curto" => "LEVI" "autor_email" => "lmvarjao@uol.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 330 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "logo" => null "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 330 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "logo" => null "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 206 "edicao_id" => 330 "codigo" => "978-85-61702-87-8" "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA (UFR)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO <br />\r\n IRANETE DE ARAÚJO MEIRA (UFPB)<br />\r\n IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚO LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n NATHALY SANTIAGO LEITE <br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n SAMUEL AMARAL VERAS BONIFÁCIO (UFPB)<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 206 "edicao_id" => 330 "codigo" => "978-85-61702-87-8" "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA (UFR)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO <br />\r\n IRANETE DE ARAÚJO MEIRA (UFPB)<br />\r\n IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚO LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n NATHALY SANTIAGO LEITE <br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n SAMUEL AMARAL VERAS BONIFÁCIO (UFPB)<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }