UMA ABORDAGEM DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-01-24 12:10:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105841 "edicao_id" => 330 "trabalho_id" => 919 "inscrito_id" => 9096 "titulo" => "UMA ABORDAGEM DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é apresentado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) como sendo um transtorno do neurodesenvolvimento em que a pessoa apresenta, em algum nível, uma dificuldade expressiva na interação social, associada ao déficit na comunicação verbal e não verbal, assim como ocorrências clínicas relacionadas a padrões restritos e repetitivos de comportamentos estereotipados, inflexíveis, direcionados a interesses, atividades e ações específicas e rotineiras. A inclusão efetiva é um processo que envolve várias variáveis e para promover a inclusão do aluno com TEA na sala de aula regular, o professor precisa conhecer as condições comportamentais, sensoriais e outras características associadas à neurodiversidade que um aluno atípico pode apresentar. Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, realizada através de uma pesquisa bibliográfica, com objetivo de analisar a formação inicial e a formação continuada dos docentes que lecionam na Educação Infantil sobre o TEA e práticas pedagógicas inclusivas. Reafirmamos a importância da apropriação do TEA e de práticas pedagógicas por parte dos educadores para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem significativa do aluno autista e para suscitar uma inclusão do aluno com TEA de forma essencial na sala de aula regular, na perspectiva da educação inclusiva." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID9096_TB919_30042023002110.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:38:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE LUZIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARIANE" "autor_email" => "ariane.santos@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105841 "edicao_id" => 330 "trabalho_id" => 919 "inscrito_id" => 9096 "titulo" => "UMA ABORDAGEM DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é apresentado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) como sendo um transtorno do neurodesenvolvimento em que a pessoa apresenta, em algum nível, uma dificuldade expressiva na interação social, associada ao déficit na comunicação verbal e não verbal, assim como ocorrências clínicas relacionadas a padrões restritos e repetitivos de comportamentos estereotipados, inflexíveis, direcionados a interesses, atividades e ações específicas e rotineiras. A inclusão efetiva é um processo que envolve várias variáveis e para promover a inclusão do aluno com TEA na sala de aula regular, o professor precisa conhecer as condições comportamentais, sensoriais e outras características associadas à neurodiversidade que um aluno atípico pode apresentar. Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, realizada através de uma pesquisa bibliográfica, com objetivo de analisar a formação inicial e a formação continuada dos docentes que lecionam na Educação Infantil sobre o TEA e práticas pedagógicas inclusivas. Reafirmamos a importância da apropriação do TEA e de práticas pedagógicas por parte dos educadores para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem significativa do aluno autista e para suscitar uma inclusão do aluno com TEA de forma essencial na sala de aula regular, na perspectiva da educação inclusiva." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID9096_TB919_30042023002110.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:38:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE LUZIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARIANE" "autor_email" => "ariane.santos@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 330 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "logo" => null "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 330 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "logo" => null "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 206 "edicao_id" => 330 "codigo" => "978-85-61702-87-8" "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA (UFR)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO <br />\r\n IRANETE DE ARAÚJO MEIRA (UFPB)<br />\r\n IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚO LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n NATHALY SANTIAGO LEITE <br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n SAMUEL AMARAL VERAS BONIFÁCIO (UFPB)<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 206 "edicao_id" => 330 "codigo" => "978-85-61702-87-8" "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA (UFR)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO <br />\r\n IRANETE DE ARAÚJO MEIRA (UFPB)<br />\r\n IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚO LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n NATHALY SANTIAGO LEITE <br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n SAMUEL AMARAL VERAS BONIFÁCIO (UFPB)<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }