PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REVISITANDO PRÁTICAS DE SUPORTE AO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-01-24 12:10:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105854 "edicao_id" => 330 "trabalho_id" => 4507 "inscrito_id" => 1779 "titulo" => "PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REVISITANDO PRÁTICAS DE SUPORTE AO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A motivação deste trabalha surge considerando que as políticas públicas educacionais têm sido pautadas a partir dos princípios da Educação Inclusiva, os quais asseveram a importância de se garantir a recursos humanos, físicos, pedagógicos e serviços intersetoriais para assegurar a permanência e conclusão dos estudos de todos os alunos. Nesse contexto, a psicologia desempenha um papel relevante ao oferecer suporte aos processos de ensino e aprendizagem, por meio de intervenções que visam atender às demandas educacionais dos estudantes e promover a inclusão escolar. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de teses e dissertações publicadas entre os anos de 2008 e 2023 com o intuito de investigar e analisar as intervenções de psicólogos(as) realizadas com professores do ensino fundamental, visando o apoio à sua prática pedagógica para atender às necessidades educacionais do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Os resultados obtidos na presente pesquisa indicaram que a publicação de obras especializadas na área investigada não é tão frequente quanto se esperava. No entanto, foram identificadas diversas possibilidades de intervenções, estratégias e abordagens que podem ser utilizadas pelos psicólogos(as) para auxiliar os professores em suas demandas pedagógicas com estudantes PAEE. Além disso, foi possível constatar que as práticas realizadas pelos(as) psicólogos(as) tiveram efeitos positivos sobre o trabalho dos professores, preparando-os e instrumentalizando-os para desempenhar suas atividades docentes de maneira mais eficaz. Diante desses resultados, conclui-se que é fundamental incentivar o desenvolvimento de novas ações por parte dos profissionais de psicologia que atuam na área da educação especial, considerando a escassez de publicações científicas sobre essa interface. Espera-se que o mapeamento realizado nesta pesquisa possa contribuir para a ampliação do conhecimento nessa área e para a promoção de práticas mais efetivas e inclusivas no contexto escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID1779_TB4507_19062023110809.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:38:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ TADEU ACUNA" "autor_nome_curto" => "Tadeu" "autor_email" => "tadeuacuna@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SÃO LUÍS (FSL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105854 "edicao_id" => 330 "trabalho_id" => 4507 "inscrito_id" => 1779 "titulo" => "PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REVISITANDO PRÁTICAS DE SUPORTE AO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A motivação deste trabalha surge considerando que as políticas públicas educacionais têm sido pautadas a partir dos princípios da Educação Inclusiva, os quais asseveram a importância de se garantir a recursos humanos, físicos, pedagógicos e serviços intersetoriais para assegurar a permanência e conclusão dos estudos de todos os alunos. Nesse contexto, a psicologia desempenha um papel relevante ao oferecer suporte aos processos de ensino e aprendizagem, por meio de intervenções que visam atender às demandas educacionais dos estudantes e promover a inclusão escolar. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de teses e dissertações publicadas entre os anos de 2008 e 2023 com o intuito de investigar e analisar as intervenções de psicólogos(as) realizadas com professores do ensino fundamental, visando o apoio à sua prática pedagógica para atender às necessidades educacionais do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Os resultados obtidos na presente pesquisa indicaram que a publicação de obras especializadas na área investigada não é tão frequente quanto se esperava. No entanto, foram identificadas diversas possibilidades de intervenções, estratégias e abordagens que podem ser utilizadas pelos psicólogos(as) para auxiliar os professores em suas demandas pedagógicas com estudantes PAEE. Além disso, foi possível constatar que as práticas realizadas pelos(as) psicólogos(as) tiveram efeitos positivos sobre o trabalho dos professores, preparando-os e instrumentalizando-os para desempenhar suas atividades docentes de maneira mais eficaz. Diante desses resultados, conclui-se que é fundamental incentivar o desenvolvimento de novas ações por parte dos profissionais de psicologia que atuam na área da educação especial, considerando a escassez de publicações científicas sobre essa interface. Espera-se que o mapeamento realizado nesta pesquisa possa contribuir para a ampliação do conhecimento nessa área e para a promoção de práticas mais efetivas e inclusivas no contexto escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID1779_TB4507_19062023110809.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:38:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ TADEU ACUNA" "autor_nome_curto" => "Tadeu" "autor_email" => "tadeuacuna@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SÃO LUÍS (FSL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 330 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "logo" => null "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 330 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "logo" => null "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 206 "edicao_id" => 330 "codigo" => "978-85-61702-87-8" "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA (UFR)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO <br />\r\n IRANETE DE ARAÚJO MEIRA (UFPB)<br />\r\n IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚO LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n NATHALY SANTIAGO LEITE <br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n SAMUEL AMARAL VERAS BONIFÁCIO (UFPB)<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 206 "edicao_id" => 330 "codigo" => "978-85-61702-87-8" "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA (UFR)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO <br />\r\n IRANETE DE ARAÚJO MEIRA (UFPB)<br />\r\n IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚO LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n NATHALY SANTIAGO LEITE <br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n SAMUEL AMARAL VERAS BONIFÁCIO (UFPB)<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }