HOMENS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO URBANO E RURAL
"2024-01-24 12:06:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105900 "edicao_id" => 329 "trabalho_id" => 8968 "inscrito_id" => 15442 "titulo" => "HOMENS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO URBANO E RURAL" "resumo" => "Este trabalho discute sobre a docência masculina na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que parte da indagação sobre como os contextos podem influenciar a relação que a comunidade escolar estabelece com a figura de docentes do sexo masculino em instituições de Educação infantil. O objetivo deste trabalho é analisar a influência do contexto circunscrito à escola de Educação Infantil sobre a docência masculina na Educação Infantil. O trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla que resultou em uma dissertação de mestrado que investigou a visão da comunidade escolar sobre homens como professores de Educação Infantil. Apoiado no suporte teórico da perspectiva ecológica de desenvolvimento humano de Bronfenbenner (1996) e na Teoria das Representações Sociais – TRS – de Moscovici (1978), os dados foram gerados por meio de observação e entrevistas em duas escolas de um município da Região Metropolitana de Fortaleza, sendo uma em contexto urbano e outra em contexto rural, analisados à luz das relações entre os diferentes níveis de contexto. Foi possível evidenciar que os modos como a comunidade representa e se relaciona com a presença masculina na docência com crianças pequenas varia conforme os contextos e como as relações se dão. O estudo sobre a docência masculina na etapa da Educação Infantil, um campo de atuação, ocupado histórica e predominante pelo gênero feminino, torna-se relevante no sentido de trazer à tona uma discussão polêmica que envolve múltiplos fatores. Além disso, sua importância reside no fato de romper com a invisibilidade da presença de homens como professores em instituições de Educação Infantil." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID15442_TB8968_01092023110406.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:40:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDILMAR DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.edilmar@ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105900 "edicao_id" => 329 "trabalho_id" => 8968 "inscrito_id" => 15442 "titulo" => "HOMENS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO URBANO E RURAL" "resumo" => "Este trabalho discute sobre a docência masculina na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que parte da indagação sobre como os contextos podem influenciar a relação que a comunidade escolar estabelece com a figura de docentes do sexo masculino em instituições de Educação infantil. O objetivo deste trabalho é analisar a influência do contexto circunscrito à escola de Educação Infantil sobre a docência masculina na Educação Infantil. O trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla que resultou em uma dissertação de mestrado que investigou a visão da comunidade escolar sobre homens como professores de Educação Infantil. Apoiado no suporte teórico da perspectiva ecológica de desenvolvimento humano de Bronfenbenner (1996) e na Teoria das Representações Sociais – TRS – de Moscovici (1978), os dados foram gerados por meio de observação e entrevistas em duas escolas de um município da Região Metropolitana de Fortaleza, sendo uma em contexto urbano e outra em contexto rural, analisados à luz das relações entre os diferentes níveis de contexto. Foi possível evidenciar que os modos como a comunidade representa e se relaciona com a presença masculina na docência com crianças pequenas varia conforme os contextos e como as relações se dão. O estudo sobre a docência masculina na etapa da Educação Infantil, um campo de atuação, ocupado histórica e predominante pelo gênero feminino, torna-se relevante no sentido de trazer à tona uma discussão polêmica que envolve múltiplos fatores. Além disso, sua importância reside no fato de romper com a invisibilidade da presença de homens como professores em instituições de Educação Infantil." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID15442_TB8968_01092023110406.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:40:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDILMAR DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.edilmar@ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 329 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "logo" => null "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 329 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "logo" => null "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 205 "edicao_id" => 329 "codigo" => "978-85-61702-88-5" "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n JOÃO LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n PÂMELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 205 "edicao_id" => 329 "codigo" => "978-85-61702-88-5" "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n JOÃO LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n PÂMELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }