O CONTO NA SALA DE AULA: VIVÊNCIA LEITORA COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-01-24 12:03:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105933 "edicao_id" => 328 "trabalho_id" => 8281 "inscrito_id" => 24749 "titulo" => "O CONTO NA SALA DE AULA: VIVÊNCIA LEITORA COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A Literatura no contexto da sala de aula costuma ser explorada de maneira utilitária e pragmática, forma de abordagem que não tem contribuído para a formação leitora dos estudantes da Educação Básica. A narrativa que comparece nos livros didáticos é fragmentada e as atividades propostas se restringem à aplicação de questionários que objetivam conduzir o aluno a apreender a mensagem do texto, limitando-se, desse modo, a uma abordagem meramente objetiva e desprovida da participação dos estudantes. Estes, por sua vez, não são levados a perceber a ludicidade típica dos textos literários e, muito menos, a expor sua compreensão e posicionamento frente ao texto explorado. O contato com alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Cônego Sandoval confirmou essa falta de interação entre o texto literário e o leitor. A escola se situa no município de Brejo do Cruz, instituição onde desenvolvemos um subprojeto de Leitura como parte das atividades ligadas ao Programa de Iniciação à Docência – PIBID da UEPB/Campus IV/Catolé do Rocha, durante o ano de 2019. Num primeiro contato com os alunos, solicitamos que fizessem relatos de experiências significativas de leitura com textos literários e poucos conseguiram lembrar de uma experiência leitora que tivesse marcado a vivência de leitura deles. A aplicação de um questionário com questões ligadas à leitura demonstrou que estávamos diante de alunos pouco afoitos à leitura do texto literário. Decidimos, então, organizar uma experiência de leitura a partir do gênero conto, que objetivou instigar os alunos a uma prática leitora na qual teriam a oportunidade de interagir com o texto literário. Este artigo objetiva, portanto, relatar os passos dessa vivência, fundamentada teoricamente nos estudos de Cosson (2010), Souza (2011), Cunha (2003), dentre outros. Esperamos que a experiência relatada instigue e incentive outras propostas de leitura mais significativas a partir do texto literário." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID24749_TB8281_20112023084549.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:42:53" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDÂNIA DANTAS FREIRE" "autor_nome_curto" => "JORDÂNIA" "autor_email" => "jordania.dantas@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105933 "edicao_id" => 328 "trabalho_id" => 8281 "inscrito_id" => 24749 "titulo" => "O CONTO NA SALA DE AULA: VIVÊNCIA LEITORA COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A Literatura no contexto da sala de aula costuma ser explorada de maneira utilitária e pragmática, forma de abordagem que não tem contribuído para a formação leitora dos estudantes da Educação Básica. A narrativa que comparece nos livros didáticos é fragmentada e as atividades propostas se restringem à aplicação de questionários que objetivam conduzir o aluno a apreender a mensagem do texto, limitando-se, desse modo, a uma abordagem meramente objetiva e desprovida da participação dos estudantes. Estes, por sua vez, não são levados a perceber a ludicidade típica dos textos literários e, muito menos, a expor sua compreensão e posicionamento frente ao texto explorado. O contato com alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Cônego Sandoval confirmou essa falta de interação entre o texto literário e o leitor. A escola se situa no município de Brejo do Cruz, instituição onde desenvolvemos um subprojeto de Leitura como parte das atividades ligadas ao Programa de Iniciação à Docência – PIBID da UEPB/Campus IV/Catolé do Rocha, durante o ano de 2019. Num primeiro contato com os alunos, solicitamos que fizessem relatos de experiências significativas de leitura com textos literários e poucos conseguiram lembrar de uma experiência leitora que tivesse marcado a vivência de leitura deles. A aplicação de um questionário com questões ligadas à leitura demonstrou que estávamos diante de alunos pouco afoitos à leitura do texto literário. Decidimos, então, organizar uma experiência de leitura a partir do gênero conto, que objetivou instigar os alunos a uma prática leitora na qual teriam a oportunidade de interagir com o texto literário. Este artigo objetiva, portanto, relatar os passos dessa vivência, fundamentada teoricamente nos estudos de Cosson (2010), Souza (2011), Cunha (2003), dentre outros. Esperamos que a experiência relatada instigue e incentive outras propostas de leitura mais significativas a partir do texto literário." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID24749_TB8281_20112023084549.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:42:53" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDÂNIA DANTAS FREIRE" "autor_nome_curto" => "JORDÂNIA" "autor_email" => "jordania.dantas@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 328 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "logo" => null "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 328 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "logo" => null "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 204 "edicao_id" => 328 "codigo" => "978-85-61702-86-1" "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n CARMEM SANTANA SANTA BRÍGIDA GOMES <br />\r\n DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO (UEPB)<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n JANY ÉRIC QUEIRÓS FERREIRA (UFRA)<br />\r\n JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MAURÍCIO RAMOS LINDEMEYER <br />\r\n REGIS JOSÉ DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n SILVANA LEMES DE SOUZA (FATEC)<br />\r\n TANIA SERRA AZUL (UECE)<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 204 "edicao_id" => 328 "codigo" => "978-85-61702-86-1" "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n CARMEM SANTANA SANTA BRÍGIDA GOMES <br />\r\n DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO (UEPB)<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n JANY ÉRIC QUEIRÓS FERREIRA (UFRA)<br />\r\n JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MAURÍCIO RAMOS LINDEMEYER <br />\r\n REGIS JOSÉ DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n SILVANA LEMES DE SOUZA (FATEC)<br />\r\n TANIA SERRA AZUL (UECE)<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }