A FORMAÇÃO DE BACHAREIS EM ENFERMAGEM: ARTICULAÇÕES CURRICULARES A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO – RACIAIS
"2024-01-24 11:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105970 "edicao_id" => 326 "trabalho_id" => 1468 "inscrito_id" => 12492 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE BACHAREIS EM ENFERMAGEM: ARTICULAÇÕES CURRICULARES A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO – RACIAIS" "resumo" => "O presente artigo objetiva compreender como as políticas e práticas curriculares para a formação de bacharéis em Enfermagem estabelecem articulações às Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico – Raciais. Trata-se de um estudo fundamentado na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe que permite pensar o campo das políticas e práticas curriculares a partir de suas ambivalências, negociações, processos de tomadas de decisões contingenciais em contextos permeados por hegemonias e relações de poder. A análise abrangeu os documentos e textos do currículo de um curso bacharelado em enfermagem de uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica da rede federal brasileira, assim como as diretrizes e normas que compõem os acervos públicos das políticas de formação em Enfermagem. Os resultados indicam um silenciamento sobre o tema da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos espaços de debates acadêmicos e político-educacionais da formação de profissionais de Enfermagem no período de 2014 a 2020. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem introduziram a abordagem do respeito ao pluralismo e à diversidade cultural pelo menos ao nível conceitual. As vivências e práticas tecidas no cotidiano escolar de um curso de bacharelado em Enfermagem, em espaços-tempos e contextos diversos, permitiu a incorporação dos saberes e conhecimentos sobre a diversidade étnico-racial no processo formativo. Evidenciou-se a compreensão do currículo como prática discursiva em que os professores e professoras exercem um papel ativo nas relações de poder que repercutem não só na tradução, mas também na produção curricular. As articulações às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, construídas no cotidiano, demarcaram o estabelecimento de formas distintivas de articulação de intervenções, de constituição de estratégias de hegemonização e realçam a historicidade do campo de produção do currículo." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID12492_TB1468_20112023194105.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:48:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA FARIAS BEZERRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA BEZER" "autor_email" => "valquiriaenfermeira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105970 "edicao_id" => 326 "trabalho_id" => 1468 "inscrito_id" => 12492 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE BACHAREIS EM ENFERMAGEM: ARTICULAÇÕES CURRICULARES A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO – RACIAIS" "resumo" => "O presente artigo objetiva compreender como as políticas e práticas curriculares para a formação de bacharéis em Enfermagem estabelecem articulações às Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico – Raciais. Trata-se de um estudo fundamentado na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe que permite pensar o campo das políticas e práticas curriculares a partir de suas ambivalências, negociações, processos de tomadas de decisões contingenciais em contextos permeados por hegemonias e relações de poder. A análise abrangeu os documentos e textos do currículo de um curso bacharelado em enfermagem de uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica da rede federal brasileira, assim como as diretrizes e normas que compõem os acervos públicos das políticas de formação em Enfermagem. Os resultados indicam um silenciamento sobre o tema da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos espaços de debates acadêmicos e político-educacionais da formação de profissionais de Enfermagem no período de 2014 a 2020. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem introduziram a abordagem do respeito ao pluralismo e à diversidade cultural pelo menos ao nível conceitual. As vivências e práticas tecidas no cotidiano escolar de um curso de bacharelado em Enfermagem, em espaços-tempos e contextos diversos, permitiu a incorporação dos saberes e conhecimentos sobre a diversidade étnico-racial no processo formativo. Evidenciou-se a compreensão do currículo como prática discursiva em que os professores e professoras exercem um papel ativo nas relações de poder que repercutem não só na tradução, mas também na produção curricular. As articulações às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, construídas no cotidiano, demarcaram o estabelecimento de formas distintivas de articulação de intervenções, de constituição de estratégias de hegemonização e realçam a historicidade do campo de produção do currículo." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID12492_TB1468_20112023194105.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:48:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA FARIAS BEZERRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA BEZER" "autor_email" => "valquiriaenfermeira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 326 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "logo" => null "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 326 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "logo" => null "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 202 "edicao_id" => 326 "codigo" => "978-85-61702-83-0" "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ ADAIL SEBASTIÃO RODRIGUES JÚNIOR (UFOP)<br />\r\n ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES (UFOP)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (CPII)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 202 "edicao_id" => 326 "codigo" => "978-85-61702-83-0" "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ ADAIL SEBASTIÃO RODRIGUES JÚNIOR (UFOP)<br />\r\n ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES (UFOP)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (CPII)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }