A TEMÁTICA INDÍGENA E A SUA ABORDAGEM EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL, ESTADO DO ACRE.
"2024-01-24 11:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105975 "edicao_id" => 326 "trabalho_id" => 4012 "inscrito_id" => 17173 "titulo" => "A TEMÁTICA INDÍGENA E A SUA ABORDAGEM EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL, ESTADO DO ACRE." "resumo" => "O presente estudo apresenta as reflexões da pesquisa realizada acerca da abordagem da temática indígena em duas escolas do ensino fundamental da área urbana do município de Cruzeiro do Sul - AC. Diante dessa perspectiva buscamos investigar de que maneira a gestão escolar e os professores trabalham a questão indígena analisando os Projetos Político Pedagógicos aliados aos Planos da disciplina de história das referidas escolas. Desenvolvemos assim, uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa, tomando como base uma metodologia de investigação fundamentada no referencial teórico de: Moreira e Candau (2008), e outros/as. Para tanto, tomamos como referência a Lei nº 11.645/2008 que assegura a obrigatoriedade do ensino de história e da cultura dos povos indígena nas escolas de ensino fundamental e médio do país. Após as análises, concluímos, de maneira geral, que apesar de obrigatória, a temática indígena quase não se faz presente na prática escolar e que, além disso, a mesma é trabalhada por meio de um ensino superficial e ainda muito estereotipado, que acabam por reforçar preconceitos e estereótipos presentes na sociedade, dessa forma, distante daquilo que regem os documentos oficiais das instituições, da legislação e de outros pontos fundamentais e legais que giram em torno do tema, como isonomia cidadã e direitos humanos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17173_TB4012_01112023112413.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:48:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA GABRIELE FREIRE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Gabriele R." "autor_email" => "anagabifrodrigues@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105975 "edicao_id" => 326 "trabalho_id" => 4012 "inscrito_id" => 17173 "titulo" => "A TEMÁTICA INDÍGENA E A SUA ABORDAGEM EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL, ESTADO DO ACRE." "resumo" => "O presente estudo apresenta as reflexões da pesquisa realizada acerca da abordagem da temática indígena em duas escolas do ensino fundamental da área urbana do município de Cruzeiro do Sul - AC. Diante dessa perspectiva buscamos investigar de que maneira a gestão escolar e os professores trabalham a questão indígena analisando os Projetos Político Pedagógicos aliados aos Planos da disciplina de história das referidas escolas. Desenvolvemos assim, uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa, tomando como base uma metodologia de investigação fundamentada no referencial teórico de: Moreira e Candau (2008), e outros/as. Para tanto, tomamos como referência a Lei nº 11.645/2008 que assegura a obrigatoriedade do ensino de história e da cultura dos povos indígena nas escolas de ensino fundamental e médio do país. Após as análises, concluímos, de maneira geral, que apesar de obrigatória, a temática indígena quase não se faz presente na prática escolar e que, além disso, a mesma é trabalhada por meio de um ensino superficial e ainda muito estereotipado, que acabam por reforçar preconceitos e estereótipos presentes na sociedade, dessa forma, distante daquilo que regem os documentos oficiais das instituições, da legislação e de outros pontos fundamentais e legais que giram em torno do tema, como isonomia cidadã e direitos humanos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17173_TB4012_01112023112413.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:48:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA GABRIELE FREIRE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Gabriele R." "autor_email" => "anagabifrodrigues@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 326 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "logo" => null "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 326 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "logo" => null "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 202 "edicao_id" => 326 "codigo" => "978-85-61702-83-0" "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ ADAIL SEBASTIÃO RODRIGUES JÚNIOR (UFOP)<br />\r\n ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES (UFOP)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (CPII)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 202 "edicao_id" => 326 "codigo" => "978-85-61702-83-0" "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ ADAIL SEBASTIÃO RODRIGUES JÚNIOR (UFOP)<br />\r\n ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES (UFOP)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (CPII)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }