É POSSÍVEL DESPACHAR A LÓGICA NEOCOLONIAL E NEOIMPERIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO? REFLEXÕES ANTIRRACISTAS SOB UMA ÓTICA AFROPERSPECTIVADA
"2024-01-24 11:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105981 "edicao_id" => 326 "trabalho_id" => 5889 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "É POSSÍVEL DESPACHAR A LÓGICA NEOCOLONIAL E NEOIMPERIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO? REFLEXÕES ANTIRRACISTAS SOB UMA ÓTICA AFROPERSPECTIVADA" "resumo" => "O Ensino Religioso possui uma longa trajetória no Cistema público educacional brasileiro. Apesar das transformações relacionadas a diversos fatores no final do século XX, persistem resquícios da sua identidade nociva ligada aos fundamentalismos religiosos. Essa perspectiva nociva, de cunho neocolonial e neoimperial, é perceptível na história da educação nacional enquanto lógica atualizada de subjugação não somente nas salas de aulas, mas também presente na formação dos/as docentes da área, que atualmente é promovida pela(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões). Assim como o ER, as CR carregam, ainda, marcas de uma ética religiosa, persistindo uma visão monorreligiosa, principalmente sobre os sistemas de crenças africanos e afrodiaspóricos. Apesar dos discursos que versam sobre pluralidade e/ou multiculturalidade religiosa, o que observamos são os apagamentos, assassinatos e silenciamentos das ancestralidades, seja em África, seja em diáspora ou em Abya Yala. Contrapondo essa lógica de racismos antinegros, questionamos se há possibilidades de despacho da visão/lógica neocolonial e neoimperial em prol de assentamentos epistemológicos traçados nas encruzilhadas dos saberes afroperspectivados enquanto prática de formação docente antirracista para o ER. A afroperspectiva emerge enquanto exercício de inflexão que busca a valorização das epistemologias, estratégias, sistemas, práticas e modos de pensar e viver de matrizes africanas e afrodiaspóricas, dando-lhes centralidade nas produções dos conhecimentos. Dito isto, o texto está disposto da seguinte maneira: discutimos a) as lacunas envolta da formação docente em ER a partir da suposta reviravolta em meados do século XX. Em seguida, apontamos b) a vinculação das CR com a formação para o ER no BR. Por fim, apresentamos c) a possibilidade de despacho da formação docente racista neocolonial e neoimperial por meio de uma formação antirracista afroperspectivada. A pesquisa, em andamento, aponta a afroperspectiva enquanto uma das alternativas necessárias para o abalo contínuo e transgressor na formação doutrinária em CR/ER." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID1593_TB5889_14072023211335.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:48:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDICLEY EUFRAUSINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VALDICLEY" "autor_email" => "valdicley_bambucha@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105981 "edicao_id" => 326 "trabalho_id" => 5889 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "É POSSÍVEL DESPACHAR A LÓGICA NEOCOLONIAL E NEOIMPERIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO? REFLEXÕES ANTIRRACISTAS SOB UMA ÓTICA AFROPERSPECTIVADA" "resumo" => "O Ensino Religioso possui uma longa trajetória no Cistema público educacional brasileiro. Apesar das transformações relacionadas a diversos fatores no final do século XX, persistem resquícios da sua identidade nociva ligada aos fundamentalismos religiosos. Essa perspectiva nociva, de cunho neocolonial e neoimperial, é perceptível na história da educação nacional enquanto lógica atualizada de subjugação não somente nas salas de aulas, mas também presente na formação dos/as docentes da área, que atualmente é promovida pela(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões). Assim como o ER, as CR carregam, ainda, marcas de uma ética religiosa, persistindo uma visão monorreligiosa, principalmente sobre os sistemas de crenças africanos e afrodiaspóricos. Apesar dos discursos que versam sobre pluralidade e/ou multiculturalidade religiosa, o que observamos são os apagamentos, assassinatos e silenciamentos das ancestralidades, seja em África, seja em diáspora ou em Abya Yala. Contrapondo essa lógica de racismos antinegros, questionamos se há possibilidades de despacho da visão/lógica neocolonial e neoimperial em prol de assentamentos epistemológicos traçados nas encruzilhadas dos saberes afroperspectivados enquanto prática de formação docente antirracista para o ER. A afroperspectiva emerge enquanto exercício de inflexão que busca a valorização das epistemologias, estratégias, sistemas, práticas e modos de pensar e viver de matrizes africanas e afrodiaspóricas, dando-lhes centralidade nas produções dos conhecimentos. Dito isto, o texto está disposto da seguinte maneira: discutimos a) as lacunas envolta da formação docente em ER a partir da suposta reviravolta em meados do século XX. Em seguida, apontamos b) a vinculação das CR com a formação para o ER no BR. Por fim, apresentamos c) a possibilidade de despacho da formação docente racista neocolonial e neoimperial por meio de uma formação antirracista afroperspectivada. A pesquisa, em andamento, aponta a afroperspectiva enquanto uma das alternativas necessárias para o abalo contínuo e transgressor na formação doutrinária em CR/ER." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID1593_TB5889_14072023211335.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:48:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDICLEY EUFRAUSINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VALDICLEY" "autor_email" => "valdicley_bambucha@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 326 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "logo" => null "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 326 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06" "logo" => null "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg" "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 202 "edicao_id" => 326 "codigo" => "978-85-61702-83-0" "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ ADAIL SEBASTIÃO RODRIGUES JÚNIOR (UFOP)<br />\r\n ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES (UFOP)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (CPII)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 202 "edicao_id" => 326 "codigo" => "978-85-61702-83-0" "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ ADAIL SEBASTIÃO RODRIGUES JÚNIOR (UFOP)<br />\r\n ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES (UFOP)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (CPII)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:53:42" "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }