Artigo CONEDU - História da Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-81-6

MÉTODOS E PROCESSOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARAIBANA (1930-1950)

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 03 - História da Educação
"2024-01-24 11:38:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106042
    "edicao_id" => 323
    "trabalho_id" => 1500
    "inscrito_id" => 12522
    "titulo" => "MÉTODOS E PROCESSOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARAIBANA (1930-1950)"
    "resumo" => "No estado da Paraíba, a partir da década de 1920, a educação escolar foi se reorganizando de conformidade ao ideário político-pedagógico da Escola Nova. Mediante a necessidade de renovação da educação escolar, as ideias do movimento escolanovista foram se materializando por meio de medidas adotadas pela Diretoria do Ensino Primário, voltadas a modificar a cultura pedagógica docente e a promover a escolarização das crianças paraibanas. Tendo em vista a contextualização proposta, o artigo objetiva analisar os resultados da pesquisa intitulada “Métodos e processos de ensino na escolarização da(s) infância(s) paraibana(s): diálogos com a Escola Nova e a história dos Grupos Escolares” (PIBIC/UFCG 2021-2022). A análise dos métodos e processos de ensino introduzidos na educação escolar paraibana, no período de 1930 a 1950, se efetiva, dessa maneira, em correspondência aos fundamentos da Escola Nova e ao desenvolvimento histórico dos grupos escolares. O aporte teórico-metodológico, por sua vez, se vincula à teoria da forma e do modo escolar de socialização. Enquanto fontes documentais, o trabalho envolve o exame de escrituras escolares, programas de ensino, conferências que compuseram as semanas pedagógicas, decretos e atos oficiais do Departamento de Ensino publicados na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942). Como fontes teóricas, o estudo das obras de Froebel, Montessori, John Dewey, Decroly e Anísio Teixeira. Realizados esses procedimentos, conclui-se que a introdução de novos métodos e processos de ensino, na educação escolar paraibana, evidencia as intenções políticas do estado da Paraíba de se constituir enquanto símbolo de progresso, modernidade e modernização; predominando os princípios científicos postulados pela Escola Nova, cujos fundamentos políticos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos visavam promover a plenitude do desenvolvimento humano, com ênfase no trabalho e no progresso socioeconômico, transformando a escola com base nos interesses, atividades e necessidades das crianças."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID12522_TB1500_03052023185206.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:57:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERCÍLIA MARIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "HERCÍLIA"
    "autor_email" => "fernandeshercilia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106042
    "edicao_id" => 323
    "trabalho_id" => 1500
    "inscrito_id" => 12522
    "titulo" => "MÉTODOS E PROCESSOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARAIBANA (1930-1950)"
    "resumo" => "No estado da Paraíba, a partir da década de 1920, a educação escolar foi se reorganizando de conformidade ao ideário político-pedagógico da Escola Nova. Mediante a necessidade de renovação da educação escolar, as ideias do movimento escolanovista foram se materializando por meio de medidas adotadas pela Diretoria do Ensino Primário, voltadas a modificar a cultura pedagógica docente e a promover a escolarização das crianças paraibanas. Tendo em vista a contextualização proposta, o artigo objetiva analisar os resultados da pesquisa intitulada “Métodos e processos de ensino na escolarização da(s) infância(s) paraibana(s): diálogos com a Escola Nova e a história dos Grupos Escolares” (PIBIC/UFCG 2021-2022). A análise dos métodos e processos de ensino introduzidos na educação escolar paraibana, no período de 1930 a 1950, se efetiva, dessa maneira, em correspondência aos fundamentos da Escola Nova e ao desenvolvimento histórico dos grupos escolares. O aporte teórico-metodológico, por sua vez, se vincula à teoria da forma e do modo escolar de socialização. Enquanto fontes documentais, o trabalho envolve o exame de escrituras escolares, programas de ensino, conferências que compuseram as semanas pedagógicas, decretos e atos oficiais do Departamento de Ensino publicados na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942). Como fontes teóricas, o estudo das obras de Froebel, Montessori, John Dewey, Decroly e Anísio Teixeira. Realizados esses procedimentos, conclui-se que a introdução de novos métodos e processos de ensino, na educação escolar paraibana, evidencia as intenções políticas do estado da Paraíba de se constituir enquanto símbolo de progresso, modernidade e modernização; predominando os princípios científicos postulados pela Escola Nova, cujos fundamentos políticos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos visavam promover a plenitude do desenvolvimento humano, com ênfase no trabalho e no progresso socioeconômico, transformando a escola com base nos interesses, atividades e necessidades das crianças."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID12522_TB1500_03052023185206.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:57:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERCÍLIA MARIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "HERCÍLIA"
    "autor_email" => "fernandeshercilia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 323
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
        "logo" => null
        "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
        "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 323
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
        "logo" => null
        "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
        "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 199
                "edicao_id" => 323
                "codigo" => "978-85-61702-81-6"
                "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA
                  """
                "organizadores" => """
                  &Acirc;NGELA MARIA DOS SANTOS &nbsp;(UFPB)<br />\r\n
                  DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n
                  EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n
                  FRANCISCO TEN&Oacute;RIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n
                  LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  LENILDA PEREIRA DOS SANTOS &nbsp;(UCDP)<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n
                  MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n
                  REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => null
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151234-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 199
                "edicao_id" => 323
                "codigo" => "978-85-61702-81-6"
                "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA
                  """
                "organizadores" => """
                  &Acirc;NGELA MARIA DOS SANTOS &nbsp;(UFPB)<br />\r\n
                  DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n
                  EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n
                  FRANCISCO TEN&Oacute;RIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n
                  LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  LENILDA PEREIRA DOS SANTOS &nbsp;(UCDP)<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n
                  MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n
                  REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => null
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151234-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

No estado da Paraíba, a partir da década de 1920, a educação escolar foi se reorganizando de conformidade ao ideário político-pedagógico da Escola Nova. Mediante a necessidade de renovação da educação escolar, as ideias do movimento escolanovista foram se materializando por meio de medidas adotadas pela Diretoria do Ensino Primário, voltadas a modificar a cultura pedagógica docente e a promover a escolarização das crianças paraibanas. Tendo em vista a contextualização proposta, o artigo objetiva analisar os resultados da pesquisa intitulada “Métodos e processos de ensino na escolarização da(s) infância(s) paraibana(s): diálogos com a Escola Nova e a história dos Grupos Escolares” (PIBIC/UFCG 2021-2022). A análise dos métodos e processos de ensino introduzidos na educação escolar paraibana, no período de 1930 a 1950, se efetiva, dessa maneira, em correspondência aos fundamentos da Escola Nova e ao desenvolvimento histórico dos grupos escolares. O aporte teórico-metodológico, por sua vez, se vincula à teoria da forma e do modo escolar de socialização. Enquanto fontes documentais, o trabalho envolve o exame de escrituras escolares, programas de ensino, conferências que compuseram as semanas pedagógicas, decretos e atos oficiais do Departamento de Ensino publicados na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942). Como fontes teóricas, o estudo das obras de Froebel, Montessori, John Dewey, Decroly e Anísio Teixeira. Realizados esses procedimentos, conclui-se que a introdução de novos métodos e processos de ensino, na educação escolar paraibana, evidencia as intenções políticas do estado da Paraíba de se constituir enquanto símbolo de progresso, modernidade e modernização; predominando os princípios científicos postulados pela Escola Nova, cujos fundamentos políticos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos visavam promover a plenitude do desenvolvimento humano, com ênfase no trabalho e no progresso socioeconômico, transformando a escola com base nos interesses, atividades e necessidades das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.