UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE PEDAGOGO EM PLATÃO E TEÓRICOS DO SÉCULO XIX
"2024-01-24 11:38:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106065 "edicao_id" => 323 "trabalho_id" => 8200 "inscrito_id" => 21197 "titulo" => "UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE PEDAGOGO EM PLATÃO E TEÓRICOS DO SÉCULO XIX" "resumo" => "O nascimento do Paidagogo ocorreu na Grécia antiga, cujo significado paidós “criança” e agodé “condução”, condutor de criança, um humilde escravo que ganha relevo no processo filosófico-pedagógico-educacional, por ser o responsável pela educação moral. Nesse diapasão, o propósito desse artigo foi analisar o conceito e as práticas constituintes do Pedagogo na teoria de Platão, buscando aproximações com as teorias do século XIX, verificando quem foi e qual o papel a ele atribuído pelos teóricos que fundamentam a educação. Desse modo, foram compulsadas obras de Platão, Comênio, Pestalozzi, Herbart, entre outros e de seus comentadores, caracterizando um processo descritivo sobre o ideário do pedagogo, delineando as transformações de suas atribuições na trajetória educacional. Nessa perspectiva, há um entendimento da importância do pensamento de Platão para os teóricos posteriores, bem como àqueles do século XIX, apogeu da modernidade, caracterizado por grandes revoluções, período em que as indústrias e as comunicações cresceram significativamente, influenciando o aumento da população urbana, que vai desembocar numa expansão da educação primária pública. É nesse século que teremos no campo educativo a influência de vários estudiosos que buscam inovar a educação, refletindo sobre as necessidades sociais e o tipo de sujeitos para atuar na sociedade. Os direcionamentos tomados nesse estudo permitiram ratificar a importância do pedagogo desde sua nascitura como “Condutor da criança”, ampliando sua função ao longo dos séculos até assumir o protagonismo no campo educacional." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID21197_TB8200_18112023004116.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:57:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "Maria Lenilda C" "autor_email" => "maria.franca@penedo.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106065 "edicao_id" => 323 "trabalho_id" => 8200 "inscrito_id" => 21197 "titulo" => "UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE PEDAGOGO EM PLATÃO E TEÓRICOS DO SÉCULO XIX" "resumo" => "O nascimento do Paidagogo ocorreu na Grécia antiga, cujo significado paidós “criança” e agodé “condução”, condutor de criança, um humilde escravo que ganha relevo no processo filosófico-pedagógico-educacional, por ser o responsável pela educação moral. Nesse diapasão, o propósito desse artigo foi analisar o conceito e as práticas constituintes do Pedagogo na teoria de Platão, buscando aproximações com as teorias do século XIX, verificando quem foi e qual o papel a ele atribuído pelos teóricos que fundamentam a educação. Desse modo, foram compulsadas obras de Platão, Comênio, Pestalozzi, Herbart, entre outros e de seus comentadores, caracterizando um processo descritivo sobre o ideário do pedagogo, delineando as transformações de suas atribuições na trajetória educacional. Nessa perspectiva, há um entendimento da importância do pensamento de Platão para os teóricos posteriores, bem como àqueles do século XIX, apogeu da modernidade, caracterizado por grandes revoluções, período em que as indústrias e as comunicações cresceram significativamente, influenciando o aumento da população urbana, que vai desembocar numa expansão da educação primária pública. É nesse século que teremos no campo educativo a influência de vários estudiosos que buscam inovar a educação, refletindo sobre as necessidades sociais e o tipo de sujeitos para atuar na sociedade. Os direcionamentos tomados nesse estudo permitiram ratificar a importância do pedagogo desde sua nascitura como “Condutor da criança”, ampliando sua função ao longo dos séculos até assumir o protagonismo no campo educacional." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID21197_TB8200_18112023004116.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:57:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "Maria Lenilda C" "autor_email" => "maria.franca@penedo.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 323 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "logo" => null "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 323 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "logo" => null "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 199 "edicao_id" => 323 "codigo" => "978-85-61702-81-6" "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA """ "organizadores" => """ ÂNGELA MARIA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n FRANCISCO TENÓRIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UCDP)<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS <br />\r\n RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n <br />\r\n """ "conselho_editorial" => null "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 199 "edicao_id" => 323 "codigo" => "978-85-61702-81-6" "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA """ "organizadores" => """ ÂNGELA MARIA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n FRANCISCO TENÓRIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UCDP)<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS <br />\r\n RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n <br />\r\n """ "conselho_editorial" => null "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }