REGULAMENTAÇÃO E MARCOS LEGAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: DO DECRETO-LEI N. 1.190/1939 À RESOLUÇÃO CNE/CP N. 01/2006
"2024-01-24 11:38:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106055 "edicao_id" => 323 "trabalho_id" => 4965 "inscrito_id" => 15291 "titulo" => "REGULAMENTAÇÃO E MARCOS LEGAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: DO DECRETO-LEI N. 1.190/1939 À RESOLUÇÃO CNE/CP N. 01/2006" "resumo" => "O artigo tem como objetivo apresentar o contexto histórico do processo de regulamentação do curso de Pedagogia no Brasil, seus marcos legais desde a institucionalização em 1939 até à promulgação das DCNs 1/2006 e os desencadeamentos identitários para a sistematização da prática pedagógica dos pedagogos em espaços escolares e não escolares. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, sustentada em autores como Houssaye et al. (2004), Silva (2006), Cruz (2011) e Brzezinski (2012), e uma análise documental em leis, decretos, pareceres e diretrizes, as quais nos apresentaram um contexto histórico e legal do curso de Pedagogia e os desafios que enfrentou (e tem enfrentado) para sua consolidação enquanto teoria educacional e pedagógica, curso e profissão. Os resultados evidenciaram que o curso de Pedagogia no Brasil, em sua construção curricular, formativa e identitária, constituiu-se por dificuldades e fragilidades quanto a sua efetivação e consolidação para as práticas profissionais dos futuros pedagogos nos contextos escolar e não escolar. Na sociedade contemporânea, após a promulgação da Resolução n. 1/2006, registra-se como um novo cenário para o curso de Pedagogia, que se afirmou como teoria educacional em diversos contextos de formação humana e no trabalho, porém com foco na docência como base de formação dos futuros pedagogos, distanciando os estudos teóricos e epistemológicos da estrutura curricular dos cursos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID15291_TB4965_24072023224952.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:57:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLACE PEREIRA SANT ANA" "autor_nome_curto" => "Wallace" "autor_email" => "wallacegilvania@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106055 "edicao_id" => 323 "trabalho_id" => 4965 "inscrito_id" => 15291 "titulo" => "REGULAMENTAÇÃO E MARCOS LEGAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: DO DECRETO-LEI N. 1.190/1939 À RESOLUÇÃO CNE/CP N. 01/2006" "resumo" => "O artigo tem como objetivo apresentar o contexto histórico do processo de regulamentação do curso de Pedagogia no Brasil, seus marcos legais desde a institucionalização em 1939 até à promulgação das DCNs 1/2006 e os desencadeamentos identitários para a sistematização da prática pedagógica dos pedagogos em espaços escolares e não escolares. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, sustentada em autores como Houssaye et al. (2004), Silva (2006), Cruz (2011) e Brzezinski (2012), e uma análise documental em leis, decretos, pareceres e diretrizes, as quais nos apresentaram um contexto histórico e legal do curso de Pedagogia e os desafios que enfrentou (e tem enfrentado) para sua consolidação enquanto teoria educacional e pedagógica, curso e profissão. Os resultados evidenciaram que o curso de Pedagogia no Brasil, em sua construção curricular, formativa e identitária, constituiu-se por dificuldades e fragilidades quanto a sua efetivação e consolidação para as práticas profissionais dos futuros pedagogos nos contextos escolar e não escolar. Na sociedade contemporânea, após a promulgação da Resolução n. 1/2006, registra-se como um novo cenário para o curso de Pedagogia, que se afirmou como teoria educacional em diversos contextos de formação humana e no trabalho, porém com foco na docência como base de formação dos futuros pedagogos, distanciando os estudos teóricos e epistemológicos da estrutura curricular dos cursos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID15291_TB4965_24072023224952.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:57:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLACE PEREIRA SANT ANA" "autor_nome_curto" => "Wallace" "autor_email" => "wallacegilvania@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 323 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "logo" => null "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 323 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "logo" => null "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 199 "edicao_id" => 323 "codigo" => "978-85-61702-81-6" "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA """ "organizadores" => """ ÂNGELA MARIA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n FRANCISCO TENÓRIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UCDP)<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS <br />\r\n RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n <br />\r\n """ "conselho_editorial" => null "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 199 "edicao_id" => 323 "codigo" => "978-85-61702-81-6" "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA """ "organizadores" => """ ÂNGELA MARIA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n FRANCISCO TENÓRIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UCDP)<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS <br />\r\n RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n <br />\r\n """ "conselho_editorial" => null "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }