A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO METODOLOGIA DE ABORDAGEM INVESTIGAIVA
"2024-01-24 11:27:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106106 "edicao_id" => 322 "trabalho_id" => 8197 "inscrito_id" => 10490 "titulo" => "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO METODOLOGIA DE ABORDAGEM INVESTIGAIVA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo principal investigar como a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser utilizada como recurso metodológico para aulas com abordagens investigativas. Sua origem se deu a partir da seguinte questão norteadora: Como a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser utilizada em aulas com uma abordagem investigativa? Para isso, foi realizada uma pesquisa, tipo estado da arte, para a análise de trabalhos realizados, em um determinado tempo, que utilizaram a Aprendizagem Baseada em Problemas durante as suas pesquisas. Este trabalho aborda uma discussão teórica sobre: o contexto histórico da Aprendizagem Baseada em Problemas, a sua fundamentação teórica, as ideias de John Dewey e seu percurso de vida, a comparação entre a educação clássica e a educação segundo a proposta de Dewey, as características da Aprendizagem Baseada em Problemas, a diferença entre a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, a importância do trabalho em grupo da ABP, a importância do tutor/professor, o processo da aprendizagem individual do aluno e o seu processo avaliativo durante as aulas. A pesquisa realizada tem como objetivo específico, ampliar as informações sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas numa perspectiva que possa ser compreendida melhor e que atenda todos os níveis de ensino. Por isso, a importância de uma discussão teórica sobre este tema e a compreensão do seu desenvolvimento como recurso didático para aulas com abordagem investigativa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID10490_TB8197_19092023160320.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:59:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA NERY RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA NERY RIB" "autor_email" => "pra.renatanery@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106106 "edicao_id" => 322 "trabalho_id" => 8197 "inscrito_id" => 10490 "titulo" => "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO METODOLOGIA DE ABORDAGEM INVESTIGAIVA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo principal investigar como a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser utilizada como recurso metodológico para aulas com abordagens investigativas. Sua origem se deu a partir da seguinte questão norteadora: Como a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser utilizada em aulas com uma abordagem investigativa? Para isso, foi realizada uma pesquisa, tipo estado da arte, para a análise de trabalhos realizados, em um determinado tempo, que utilizaram a Aprendizagem Baseada em Problemas durante as suas pesquisas. Este trabalho aborda uma discussão teórica sobre: o contexto histórico da Aprendizagem Baseada em Problemas, a sua fundamentação teórica, as ideias de John Dewey e seu percurso de vida, a comparação entre a educação clássica e a educação segundo a proposta de Dewey, as características da Aprendizagem Baseada em Problemas, a diferença entre a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, a importância do trabalho em grupo da ABP, a importância do tutor/professor, o processo da aprendizagem individual do aluno e o seu processo avaliativo durante as aulas. A pesquisa realizada tem como objetivo específico, ampliar as informações sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas numa perspectiva que possa ser compreendida melhor e que atenda todos os níveis de ensino. Por isso, a importância de uma discussão teórica sobre este tema e a compreensão do seu desenvolvimento como recurso didático para aulas com abordagem investigativa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID10490_TB8197_19092023160320.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:59:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA NERY RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA NERY RIB" "autor_email" => "pra.renatanery@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 322 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "logo" => null "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 322 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "logo" => null "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 198 "edicao_id" => 322 "codigo" => "978-85-61702-76-2" "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n JÉSSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (FUNDAJ)<br />\r\n JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA (EBTT-IEPIC)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES (UFAC)<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 198 "edicao_id" => 322 "codigo" => "978-85-61702-76-2" "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n JÉSSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (FUNDAJ)<br />\r\n JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA (EBTT-IEPIC)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES (UFAC)<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }