AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES NO IFCE CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
"2024-01-24 11:17:10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106159 "edicao_id" => 321 "trabalho_id" => 3511 "inscrito_id" => 5345 "titulo" => "AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES NO IFCE CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE" "resumo" => "O presente artigo trata sobre Avaliação Docente realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/campus Juazeiro do Norte. As servidoras que integram a coordenação Técnico-Pedagógica (CTP) desta instituição, de posse dos dados relevantes presentes no processo de ensino e aprendizagem, têm elaborado propostas e interferências visando à melhoria da qualidade do trabalho educacional desenvolvido. A teoria que fundamenta este estudo é a Avaliação Responsiva, de autoria de Robert E. Stake, que defende a necessidade do conhecimento dos elementos que constituem a cultura institucional a ser avaliada e dos posicionamentos para solucionar os problemas e dificuldades apresentados. A escolha da metodologia qualitativa utilizada, Estudo de Caso, justifica-se pelo tamanho da amostra e também por ser coerente com o modelo de avaliação adotado. Dentre as ações realizadas com os docentes, pela CTP, destacam-se atividades de formação continuada, conversas individuais, palestras e encontros pedagógicos. Com base nos resultados dos questionários de avaliação preenchidos pelos discentes, de 2015 (quando foram identificados baixos índices) a 2022 (após execução das propostas), evidencia-se significativa elevação dos índices de satisfação referentes aos critérios de pontualidade (95,44%), assiduidade (96,78%), domínio do conteúdo (96,59%), estímulo à participação do aluno(95,34%), relação entre professor e aluno (97,28%), metodologia (95,4%), relação entre o plano didático proposto e o executado e avaliação (96,0%) realizada pelos professores em sala de aula(96,2%). Considerando-se o exposto e também os registros de relatos e observações coletadas no decorrer das atividades desenvolvidas pela CTP, é possível afirmar que este trabalho caracteriza-se como exitoso e tem repercutido positivamente no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID5345_TB3511_20112023210232.pdf" "created_at" => "2024-03-27 10:02:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEMEIRE MEDEIROS SILVEIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSY" "autor_email" => "melojosemeire@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106159 "edicao_id" => 321 "trabalho_id" => 3511 "inscrito_id" => 5345 "titulo" => "AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES NO IFCE CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE" "resumo" => "O presente artigo trata sobre Avaliação Docente realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/campus Juazeiro do Norte. As servidoras que integram a coordenação Técnico-Pedagógica (CTP) desta instituição, de posse dos dados relevantes presentes no processo de ensino e aprendizagem, têm elaborado propostas e interferências visando à melhoria da qualidade do trabalho educacional desenvolvido. A teoria que fundamenta este estudo é a Avaliação Responsiva, de autoria de Robert E. Stake, que defende a necessidade do conhecimento dos elementos que constituem a cultura institucional a ser avaliada e dos posicionamentos para solucionar os problemas e dificuldades apresentados. A escolha da metodologia qualitativa utilizada, Estudo de Caso, justifica-se pelo tamanho da amostra e também por ser coerente com o modelo de avaliação adotado. Dentre as ações realizadas com os docentes, pela CTP, destacam-se atividades de formação continuada, conversas individuais, palestras e encontros pedagógicos. Com base nos resultados dos questionários de avaliação preenchidos pelos discentes, de 2015 (quando foram identificados baixos índices) a 2022 (após execução das propostas), evidencia-se significativa elevação dos índices de satisfação referentes aos critérios de pontualidade (95,44%), assiduidade (96,78%), domínio do conteúdo (96,59%), estímulo à participação do aluno(95,34%), relação entre professor e aluno (97,28%), metodologia (95,4%), relação entre o plano didático proposto e o executado e avaliação (96,0%) realizada pelos professores em sala de aula(96,2%). Considerando-se o exposto e também os registros de relatos e observações coletadas no decorrer das atividades desenvolvidas pela CTP, é possível afirmar que este trabalho caracteriza-se como exitoso e tem repercutido positivamente no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID5345_TB3511_20112023210232.pdf" "created_at" => "2024-03-27 10:02:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEMEIRE MEDEIROS SILVEIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSY" "autor_email" => "melojosemeire@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 321 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "logo" => null "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 321 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "logo" => null "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 197 "edicao_id" => 321 "codigo" => "978-85-61702-95-3" "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n EDNA CÂMARA MONTEIRO (FRCG)<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JOSY LÚCIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA <br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 197 "edicao_id" => 321 "codigo" => "978-85-61702-95-3" "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n EDNA CÂMARA MONTEIRO (FRCG)<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JOSY LÚCIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA <br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }