O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA/UEPB/CG
"2024-01-24 11:17:10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106171 "edicao_id" => 321 "trabalho_id" => 4833 "inscrito_id" => 16179 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA/UEPB/CG" "resumo" => "De acordo com a resolução UEPB/CONSEPE 032/2011 o componente curricular Estágio Docência, desenvolvido em nível de pós-graduação, viabiliza aos discentes vivências sobre o universo prático nas salas de aula do ensino superior. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas durante a realização do estágio, em uma turma de quarto período, na disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia do curso de Licenciatura Plena em Geografia da própria instituição durante os meses de maio a julho de 2022. A pesquisa possui natureza qualitativa, e como procedimentos metodológicos podem ser mencionados o planejamento prévio das atividades de regência e a busca teórica acerca dos temas estágio supervisionado e metodologias do ensino em Geografia. Através do período de regência o estágio representa um momento de extrema relevância para a formação tanto do pós-graduando, quanto do professor supervisor e dos graduandos tendo em vista propiciar elementos construtivos para formação de aprendizagens mútuas, autônomas e diversificadas, como também na formação de um professor apto à realidade do ensino superior." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID16179_TB4833_04082023085917.pdf" "created_at" => "2024-03-27 10:02:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIA ÍRIS DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA" "autor_email" => "arrudafabricia4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106171 "edicao_id" => 321 "trabalho_id" => 4833 "inscrito_id" => 16179 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA/UEPB/CG" "resumo" => "De acordo com a resolução UEPB/CONSEPE 032/2011 o componente curricular Estágio Docência, desenvolvido em nível de pós-graduação, viabiliza aos discentes vivências sobre o universo prático nas salas de aula do ensino superior. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas durante a realização do estágio, em uma turma de quarto período, na disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia do curso de Licenciatura Plena em Geografia da própria instituição durante os meses de maio a julho de 2022. A pesquisa possui natureza qualitativa, e como procedimentos metodológicos podem ser mencionados o planejamento prévio das atividades de regência e a busca teórica acerca dos temas estágio supervisionado e metodologias do ensino em Geografia. Através do período de regência o estágio representa um momento de extrema relevância para a formação tanto do pós-graduando, quanto do professor supervisor e dos graduandos tendo em vista propiciar elementos construtivos para formação de aprendizagens mútuas, autônomas e diversificadas, como também na formação de um professor apto à realidade do ensino superior." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID16179_TB4833_04082023085917.pdf" "created_at" => "2024-03-27 10:02:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIA ÍRIS DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA" "autor_email" => "arrudafabricia4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 321 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "logo" => null "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 321 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "logo" => null "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 197 "edicao_id" => 321 "codigo" => "978-85-61702-95-3" "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n EDNA CÂMARA MONTEIRO (FRCG)<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JOSY LÚCIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA <br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 197 "edicao_id" => 321 "codigo" => "978-85-61702-95-3" "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n EDNA CÂMARA MONTEIRO (FRCG)<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JOSY LÚCIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA <br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }