SABERES, VIVÊNCIAS E INCLUSÃO: A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA E O RELATO DE UMA ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN
"2024-01-24 11:17:10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106194 "edicao_id" => 321 "trabalho_id" => 6388 "inscrito_id" => 13059 "titulo" => "SABERES, VIVÊNCIAS E INCLUSÃO: A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA E O RELATO DE UMA ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN" "resumo" => "O sistema educacional vem se construindo na busca por uma práxis educativa na perspectiva da equidade. Contudo, ainda é recente a inclusão da pessoa com deficiência em cursos de graduação, e como consequência, sua inserção no mercado de trabalho. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo, compartilhar os saberes, vivências e inclusão na disciplina de estágio supervisionado, realizado por uma dupla de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará no decorrer das atividades desta etapa curricular, das quais uma tem Síndrome de Down, e a outra não possui necessidades específicas, contudo, se faz constante motivadora e acompanha os caminhos percorridos de mãos dadas com a primeira estudante. Este relato de experiência consiste em um diálogo entre as estudantes, familiares e a professora universitária a respeito das temáticas centrais deste estudo: formação docente, estágio supervisionado e inclusão da pessoa com deficiência. A inclusão da pessoa com deficiência, ainda precisa de avanços significativos, especialmente no que se refere ao modo de produção esperado pela sociedade vigente e ao capacitismo recorrente, contudo, o melhor caminho para avançarmos é inserindo e incluindo a pessoa com deficiência nestes espaços. A presença da pessoa com deficiência, Síndrome de Down, nos espaços educativos do estágio supervisionado na educação infantil oportunizou o (re)conhecimento da sua capacidade de contribuir nestes espaços e nos processos educativos. Além disso, houve o avanço das estudantes no que se refere a autonomia, empoderamento, protagonismo e sentimento de pertença ao mercado de trabalho, percebendo-se por exemplo, capazes de elaborar e conduzir atividades de cunho pedagógico. E por fim, a reflexão sobre a formação docente é importante acontecer no caminho de todo futuro professor, porém, a pessoa com deficiência precisa partilhar cada vez mais, afinal a sociedade ainda apresenta moldes capacitistas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID13059_TB6388_15122023154748.pdf" "created_at" => "2024-03-27 10:02:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNGOLLA KEYLA FREITAS DE ABREU" "autor_nome_curto" => "MÔNGOLLA ABREU" "autor_email" => "mongolla.abreu@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106194 "edicao_id" => 321 "trabalho_id" => 6388 "inscrito_id" => 13059 "titulo" => "SABERES, VIVÊNCIAS E INCLUSÃO: A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA E O RELATO DE UMA ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN" "resumo" => "O sistema educacional vem se construindo na busca por uma práxis educativa na perspectiva da equidade. Contudo, ainda é recente a inclusão da pessoa com deficiência em cursos de graduação, e como consequência, sua inserção no mercado de trabalho. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo, compartilhar os saberes, vivências e inclusão na disciplina de estágio supervisionado, realizado por uma dupla de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará no decorrer das atividades desta etapa curricular, das quais uma tem Síndrome de Down, e a outra não possui necessidades específicas, contudo, se faz constante motivadora e acompanha os caminhos percorridos de mãos dadas com a primeira estudante. Este relato de experiência consiste em um diálogo entre as estudantes, familiares e a professora universitária a respeito das temáticas centrais deste estudo: formação docente, estágio supervisionado e inclusão da pessoa com deficiência. A inclusão da pessoa com deficiência, ainda precisa de avanços significativos, especialmente no que se refere ao modo de produção esperado pela sociedade vigente e ao capacitismo recorrente, contudo, o melhor caminho para avançarmos é inserindo e incluindo a pessoa com deficiência nestes espaços. A presença da pessoa com deficiência, Síndrome de Down, nos espaços educativos do estágio supervisionado na educação infantil oportunizou o (re)conhecimento da sua capacidade de contribuir nestes espaços e nos processos educativos. Além disso, houve o avanço das estudantes no que se refere a autonomia, empoderamento, protagonismo e sentimento de pertença ao mercado de trabalho, percebendo-se por exemplo, capazes de elaborar e conduzir atividades de cunho pedagógico. E por fim, a reflexão sobre a formação docente é importante acontecer no caminho de todo futuro professor, porém, a pessoa com deficiência precisa partilhar cada vez mais, afinal a sociedade ainda apresenta moldes capacitistas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID13059_TB6388_15122023154748.pdf" "created_at" => "2024-03-27 10:02:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNGOLLA KEYLA FREITAS DE ABREU" "autor_nome_curto" => "MÔNGOLLA ABREU" "autor_email" => "mongolla.abreu@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 321 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "logo" => null "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 321 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "logo" => null "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 197 "edicao_id" => 321 "codigo" => "978-85-61702-95-3" "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n EDNA CÂMARA MONTEIRO (FRCG)<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JOSY LÚCIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA <br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 197 "edicao_id" => 321 "codigo" => "978-85-61702-95-3" "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n EDNA CÂMARA MONTEIRO (FRCG)<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JOSY LÚCIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA <br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }